Na palma da mão: associados PROTESTE avaliam o Nutri Escolha

Funcionalidade do aplicativo Meu Carrefour é usada no mercado para as escolhas de produtos e preços

Na palma da mão: associados PROTESTE avaliam o Nutri Escolha

A PROTESTE privilegia a transparência nas relações de consumo, e um dos itens avaliados em nossos testes e análises são os rótulos dos alimentos. Recentemente, o Brasil passou por uma renovação na legislação de rotulagem de alimentos embalados  realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, em 2022, a maioria dos produtos começam a ganhar novas referências visuais nas embalagens e nos seus valores nutricionais, inclusive, com a inclusão ou destaque de novos dados nos rótulos. Agora, uma lupa irá indicar se o alimento apresenta alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. 

Dica: Hábitos alimentares podem contribuir para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis

Além das normas legais, o consumidor adquiriu outra forma de acessar as características nutricionais e dados dos alimentos processados. O Carrefour traz a funcionalidade Nutri Escolha, no seu aplicativo Meu Carrefour. Além de apresentar o valor nutricional dos alimentos, o Nutri Escolha mostra, também, um comparativo dos preços dos itens no mercado, mostrando diferentes opções de custo-benefício entre as ofertas. “Com o cruzamento de informações é possível conhecer novas marcas, com pontuações nutricionais até melhores e com preços mais em conta”, explica Flávia Cortês, associada PROTESTE. Mas como ela sabe disso?

Na prática

Tem coisa que a PROTESTE valoriza: testes de qualidade e, claro, nossos associados. Sendo assim, fomos com eles ao supermercado Carrefour, no mês de julho, usar o Nutri Escolha, para saber o que representa na prática a funcionalidade e, principalmente, como as informações contribuem na rotina. Você poderá acompanhar nas redes sociais da PROTESTE as experiências de alguns deles. Mas para dar o “gostinho”, a Flávia nos adianta sobre suas impressões com a ferramenta.

E aí conta pra gente!

“Na minha casa nos preocupamos muito com a qualidade da alimentação. Até consumimos uma guloseima aqui e outra ali, mas o equilíbrio está entre nossas prioridades. Além disso, minhas filhas são vegetarianas, então, há outras restrições que acompanho na dieta. 

A experiência com o Nutri Escolha foi bem interessante. Tive a oportunidade de ver de forma mais clara a pontuação nutricional dos alimentos e das marcas que consumimos lá em casa. Encontrei produtos A, B e C (referência à régua de pontuação nutricional do aplicativo – A até E) e pude ir balanceando o que tem na nossa mesa. Sem falar nas opções de preço. Por exemplo, vi produtos que já usamos comparados a outros, e pude avaliar melhor minhas escolhas, e até provar novas opções. Tudo com transparência e facilidade.

Com certeza vamos usar a função do aplicativo com frequência. Sempre bom conhecer um pouco mais o que estamos consumindo.” 

Quer saber mais sobre o Nutri Escolha? Veja como funciona.