O que comer primeiro? Veja estratégia para uma saúde metabólica melhor

O que comer primeiro? Veja estratégia para uma saúde metabólica melhor

Começar a refeição com vegetais ricos em fibras e deixar os carboidratos refinados para o final, pode melhorar os níveis de açúcar no sangue

Estudos indicam que começar a refeição com vegetais ricos em fibras, proteínas ou gorduras, e deixar os carboidratos refinados para o final, pode melhorar os níveis de açúcar no sangue e aumentar hormônios que promovem a saciedade, possivelmente auxiliando na perda de peso. As informações são do Estadão. 

Essa abordagem, chamada de ordem dos alimentos ou sequência das refeições, contradiz os hábitos alimentares comuns. Sugere que é mais benéfico consumir carboidratos refinados, como arroz, pão ou macarrão, por último, após ter ingerido alimentos ricos em proteínas, gorduras ou fibras, proporcionando uma sensação de saciedade prolongada e controle da digestão.

Embora em menor escala, iniciar a refeição com vegetais ricos em nutrientes reduz a velocidade do processo digestivo, resultando em uma sensação de saciedade duradoura. Essas pesquisas estão impulsionando uma mudança na compreensão nutricional, mostrando que fatores como processamento dos alimentos, horários e padrões de consumo são igualmente cruciais, além de nutrientes e calorias.

Os estudos também revelam que começar com vegetais pode aumentar a secreção de GLP-1, um hormônio da saciedade, e auxiliar na estabilização dos níveis de açúcar no sangue após as refeições, especialmente benéfico para pessoas com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes. Em uma pesquisa no Japão, foi observado que essa prática melhorou o controle do açúcar no sangue ao longo do tempo em indivíduos com diabetes tipo 2 em comparação com o grupo de controle.