Como a TV influencia a alimentação das crianças

Como a TV influencia a alimentação das crianças

Diariamente, as crianças veem na TV entre 10 e 13 anúncios que promovem algum tipo de comida ou bebida

Você sabia que a televisão pode ter muita influência sobre a alimentação das crianças? Isso acontece porque, diariamente, as crianças veem na TV entre 10 e 13 anúncios que promovem algum tipo de comida ou bebida. De acordo com pesquisas sobre o tema, as crianças são facilmente influenciadas a escolher os alimentos que veem anunciados.

Por isso, é preciso ter cautela. Alguns dos alimentos mostrados nos comerciais não são nada nutritivos, além de não contribuem para o crescimento e desenvolvimento. Muitos eles são ricos em gorduras sólidas, açúcares adicionados, sódio e calorias. Muitas vezes carecem de vitaminas, minerais e fibras alimentares. 

Como evitar as tentações da TV e mehorar a alimentação das crianças? Veja algumas dicas que podem ajudar:

  • Evite assistir TV enquanto come. Faça um acordo com todos os membros da família para não assistirem TV (ou usar outros dispositivos eletrônicos) durante as refeições.
  • Tentem comer juntos regularmente, sem distrações. Isso também ajuda a promover uma alimentação saudável e o vínculo familiar.
  • Assista a programas infantis sem anúncios. Para isso, considere comprar ou alugar DVDs para crianças. Outra opção é gravar programas para avançar rapidamente nos comerciais. Assistir a programas em emissoras públicas de televisão é outra opção.
  • Passe algum tempo juntos aprendendo sobre alimentos. Tente cultivar um jardim, visitar o mercado de um fazendeiro ou navegar na seção de produtos do supermercado. Desse modo, as crianças mais velhas podem aprender a usar o rótulo e entender as Informações nutricionais. Com isso, vão ajudar na compra de alimentos mais saudáveis.
  • Deixe as crianças ajudarem na cozinha. As crianças pequenas têm vontade de aprender e um desejo genuíno de ajudar. Assim, esse pode um ótimo momento para introduzir a segurança dos alimentos. Elas podem aprender sobre higiene, como manusear os alimentos e atribuir tarefas simples, como arrumar a mesa ou rasgar folhas de alface para uma salada.
  • Defina limites em torno do tempo da tela.  Academia Americana de Pediatria recomenda não mais de uma hora por dia de tempo de tela para crianças de 2 a 5 anos e o uso de um plano de mídia familiar para crianças em idade escolar.
  • Seja um bom exemplo. As crianças aprendem muito simplesmente observando os outros. Como mãe, escolher alimentos e bebidas mais saudáveis, além de limitar o uso de dispositivos eletrônicos, pode ajudar a reforçar os hábitos que você está tentando incentivar em seus filhos.

A PROTESTE oferece aos seus associados um serviço de consultoria nutricional. Nele, é possível obter dicas e orientações gerais sobre como se alimentar melhor.