Veja como diminuir a febre sem medicamentos

Veja como diminuir a febre sem medicamentos

Muitos acabam apelando para remédios desnecessariamente. No entanto, é possível diminuir a febre sem precisar de remédios.

A febre é uma condição incômoda e que muitas vezes pode demorar a passar. Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos acabam apelando para medicamentos desnecessariamente. No entanto, é possível diminuir a febre sem precisar de remédios.

O estado febril é um reajuste no hipotálamo, região do cérebro que tem entre suas funções agir como um termostato, controlando a temperatura do organismo. A temperatura do corpo humano é ajustada para manter os órgãos internos em torno de 37℃. Porém, quando o organismo precisa combater algum agente que o agride, como vírus ou bactérias, ele pode liberar substâncias que agem no termostato. Desse modo, acaba elevando a temperatura do organismo 2℃ ou 3℃ acima do valor habitual.

Como diminuir a febre sem medicamentos

De acordo com a pediatra Athenê Mauro, coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, ensina que uma das formas de reduzir a temperatura é fazendo compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. Isso deve ser feito com água, jamais álcool, pois ele pode ser absorvido pela pele e provocar intoxicação. O alerta vale principalmente para bebês e crianças pequenas. Além disso, caso o paciente se queixe de muito frio e se sinta mal em contato com a umidade, as compressas não devem ser feitas, pois elas podem piorar o estado.

Para cada elevação de 1℃ na temperatura corporal, o consumo de energia é 12% maior que o habitual. Portanto, é importante que a pessoa se alimente adequadamente. Deve-se manter uma dieta leve, com alimentos de fácil digestão, para que o organismo não queime muita energia tentando digerir a comida.

A velha dica de tomar banho para baixar a febre também é válida. Porém a água gelada deve ser evitada. Embora ela realmente ajude a diminuir a temperatura, pode aumentar a frequência cardíaca, que já está acelerada por causa da febre. Portanto, o ideal é deixar a água morna ou levemente fria escorrer por bastante tempo sobre o corpo. Desse modo, contribuirá também para o relaxamento.

diminuir a febre
Outra dica fundamental é beber bastante água. Além de hidratar o corpo, que costuma perder água durante a febre, o líquido auxilia na regulação térmica do organismo.

A febre não passou depois de alguns dias? Associados PROTESTE contam com um Serviço Saúde, no qual é possível agendar consultas e exames a preços populares. O acesso dos brasileiros à saúde é uma das causas da PROTESTE.

Xiii, recebeu um produto com defeito? Pior, não entregaram até agora aquilo que você comprou? Pare de se estressar com problemas assim. Adquira nosso Serviço de Defesa do Consumidor. Nós podemos resolver para você! Experimente por R$1,99 no primeiro mês. Após, apenas R$24,90 por mês.