Saiba como baixar a febre sem remédios

Saiba como baixar a febre sem remédios

O desconforto pelo estado febril pode ser reduzido com o uso de métodos sem remédios. Porém, a febre deve ser sinal de alerta quando acompanhada de outros sintomas

A febre é uma condição incômoda e que muitas vezes pode demorar a passar. Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos usam medicamentos, o que pode ser desnecessário em alguns casos. Inclusive, alguns métodos físicos podem ajudar a baixar a febre sem a necessidade de medicamentos em pessoas de todas as idades.

O estado febril é um reajuste no hipotálamo, região do cérebro que tem entre suas funções agir como um termostato, controlando a temperatura do organismo. A temperatura do corpo humano é ajustada para manter os órgãos internos em torno de 37℃. Porém, a febre pode surgir como um sintoma de outro problema de saúde, que pode ser por agente infeccioso, como vírus, bactéria ou fungo, ou por agente não-infeccioso, que pode ser cicatrização, tumores ou hematomas.

É válido destacar que a febre não é uma doença, é uma reação de defesa do organismo, e não existe um valor único que determina que existe febre e precisa ser medicada. Segundo a cartilha de Manejo da Febre Aguda, da Sociedade Brasileira de Pediatria, a febre é o aumento da temperatura corporal acima dos valores considerados normais. No Brasil, ela é definida quando está acima de 37,3ºC na temperatura axilar e é acompanhada de extremidades frias, ausência de sudorese, sensação de frio, tremores, taquicardia e taquipneia.

Como diminuir a febre sem medicamentos

De acordo com a pediatra Athenê Mauro, coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, ao site do médico Drauzio Varella, uma das formas de reduzir a temperatura é fazendo compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. A compressa deve ser feita apenas com água. Não é recomendado o uso de álcool, pois ele pode ser absorvido pela pele e provocar intoxicação. Além disso, caso o paciente se queixe de muito frio e se sinta mal em contato com a umidade, as compressas não devem ser feitas, pois elas podem piorar o estado.

Outra forma é reduzir a quantidade de roupas da pessoa e refrescar o ambiente onde ela está para reduzir a temporada. Também é recomendado manter a pessoa que está febril bem alimentada. Deve-se manter uma dieta leve e com alimentos de fácil digestão. E também é necessário beber bastante água natural para se manter hidratado.

A velha dica de tomar banho para baixar a febre também é válida. Porém a água gelada deve ser evitada. Embora ela realmente ajude a diminuir a temperatura, pode aumentar a frequência cardíaca, que já está acelerada por causa da febre. Portanto, o ideal é deixar a água morna ou levemente fria escorrer por bastante tempo sobre o corpo. Desse modo, contribuirá também para o relaxamento.

A pessoa também deve fazer repouso para descansar e o corpo se recuperar naturalmente em casos de temperatura levemente elevada.

Além disso, é válido informar que os métodos citados acima são de curta duração. Eles apenas aliviam o desconforto da febre, mas os efeitos possuem pouca duração em comparação com os medicamentos antitérmicos. Portanto, o ideal é procurar um atendimento médico em casos de febre acima de 37,8º ou 38ºC, já que o uso de antitérmicos pode ser necessário. Além disso, o médico poderá avaliar qual é a causa da febre.

diminuir a febre

O que não fazer para baixar a febre

Os especialistas informam que não é recomendado dar banho gelado na pessoa com febre, porque pode causar choque térmico e desconforto. Além disso, não deve aplicar álcool na pele porque pode causar intoxicação.

Mesmo que a pessoa sinta frio, não é recomendado agasalhar demais para evitar superaquecer o corpo e também não beba líquidos quentes.

Febre infantil

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a criança fica em estado febril quando a temperatura está acima de 37,8ºC, mas nem sempre é necessário usar medicamentos. Em primeiro lugar, os pais ou responsáveis devem reduzir a temperatura corporal da criança com a atitude de tirar os agasalhos, ventilar o ambiente e hidratar a criança. Após 30 minutos, deve-se fazer a medição da temperatura novamente e verificar se a febre reduziu.

Além disso, os medicamentos antitérmicos devem ser recomendados por um médico, que vai informar a dose adequada para o quadro de saúde da criança e se há a necessidade.

Os pais ou responsáveis devem ficar alertas quando o bebê abaixo de 3 meses de idade fica com temperatura acima de 38ºC ou abaixo de 35,5ºC; ou, quando a criança fica irritada, sem apetite e com choro persistente após a temperatura normalizar; quando a febre surgir junto com outros sintomas, como dor de cabeça, pele vermelha, vômitos, confusão, irritabilidade, sonolência, dificuldade para respirar e desânimo.