Veja como diminuir a febre sem medicamentos
Muitos acabam apelando para remédios desnecessariamente. No entanto, é possível diminuir a febre sem precisar de remédios.
A febre é uma condição incômoda e que muitas vezes pode demorar a passar. Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos acabam apelando para medicamentos desnecessariamente. No entanto, é possível diminuir a febre sem precisar de remédios.
O estado febril é um reajuste no hipotálamo, região do cérebro que tem entre suas funções agir como um termostato, controlando a temperatura do organismo. A temperatura do corpo humano é ajustada para manter os órgãos internos em torno de 37℃. Porém, quando o organismo precisa combater algum agente que o agride, como vírus ou bactérias, ele pode liberar substâncias que agem no termostato. Desse modo, acaba elevando a temperatura do organismo 2℃ ou 3℃ acima do valor habitual.
Como diminuir a febre sem medicamentos
De acordo com a pediatra Athenê Mauro, coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, uma das formas de reduzir a temperatura é fazendo compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. Isso deve ser feito com água, jamais álcool, pois ele pode ser absorvido pela pele e provocar intoxicação. O alerta vale principalmente para bebês e crianças pequenas. Além disso, caso o paciente se queixe de muito frio e se sinta mal em contato com a umidade, as compressas não devem ser feitas, pois elas podem piorar o estado.
Para cada elevação de 1℃ na temperatura corporal, o consumo de energia é 12% maior que o habitual. Portanto, é importante que a pessoa se alimente adequadamente. Deve-se manter uma dieta leve, com alimentos de fácil digestão, para que o organismo não queime muita energia tentando digerir a comida.
A velha dica de tomar banho para baixar a febre também é válida. Porém a água gelada deve ser evitada. Embora ela realmente ajude a diminuir a temperatura, pode aumentar a frequência cardíaca, que já está acelerada por causa da febre. Portanto, o ideal é deixar a água morna ou levemente fria escorrer por bastante tempo sobre o corpo. Desse modo, contribuirá também para o relaxamento.
Outra dica fundamental é beber bastante água. Além de hidratar o corpo, que costuma perder água durante a febre, o líquido auxilia na regulação térmica do organismo.
A febre não passou depois de alguns dias? Associados PROTESTE contam com um Serviço Saúde, no qual é possível agendar consultas e exames a preços populares. O acesso dos brasileiros à saúde é uma das causas da PROTESTE.