Como fazer flexão de braço, um exercício versátil e para todos

Como fazer flexão de braço, um exercício versátil e para todos

Saiba como fazer flexão de braço, um exercício muito versátil e que pode ser adequado de acordo com a capacidade de cada um, desde iniciantes até avançados

Você consegue fazer flexão de braço? Ou é daquelas pessoas que acha que esse é um exercício impossível de ser feito? Quer fazer mas não sabe como? Pois saiba que esse é um exercício muito versátil e que pode ser adequado de acordo com a capacidade de cada um, sendo possível para praticantes iniciantes até os mais avançados.

Apesar do nome, o movimento principal é a extensão do cotovelo e se assemelha ao movimento do supino. A flexão de braço é um exercício muito comum, que geralmente está presente em todos os treinos e esportes. Além disso, pode ser praticado em qualquer lugar.

A PROTESTE luta pelo acesso dos brasileiros à saúde com menores custos

O movimento da flexão de braço

O movimento da flexão de braço se assemelha ao do supino, por isso, o principal músculo trabalhado é o peitoral. No entanto, há diversas variações da flexão de braço onde o peitoral pode ser o menos ativado.

Na posição tradicional muitos músculos precisam ser contraídos. Por isso, além do peitoral, a flexão também movimenta os ombros, tríceps, abdômen, músculos dorsais e glúteos.

Para realizar o exercício corretamente, os braços devem estar alinhados com seu peitoral e abertos em uma posição de forma que os cotovelos dobrem aproximadamente até os 90 graus.

Os cotovelos devem ser flexionados voltados para fora. É importante estar atento aos detalhes da posição das mãos e o dos cotovelos, pois se ambos estiverem fechados a força principal passa para o tríceps, o que dificulta ainda mais o exercício.

O exercício começa com uma flexão do cotovelo até que o peitoral chegue a dois dedos do chão (lembre-se de que amplitude é importante em todos os exercícios) e volte à posição inicial com a extensão do braço, mantendo o tronco firme, sem deixar o quadril cair.

Variações de flexão
Variações da flexão de braço para facilitar sua vida

As variações desse exercício são essenciais. É possível deixá-lo mais fácil de forma que qualquer pessoa consiga fazê-lo. Depois, é só ir aumentando os graus de dificuldade com o passar do tempo.

Inúmeras variações (do básico ao avançado) são possíveis nesse treino. As flexões devem ser praticadas de acordo com o condicionamento de cada um, criando dificuldades aos poucos.

+Leia também: Praticar exercícios em casa é possível. Comece agora!

Confira as dicas do site Hora do Treino:

  • sempre contraia o abdômen: é importante para evitar lesões na lombar;
  • descidas devem ser feitas devagar: quando estiver descendo no movimento (chamada de fase excêntrica) mantenha a resistência;
  • cuidado com lugares escorregadios, principalmente para realizar flexões que incluam saltos;
  • use materiais que acrescentem desafios como medicine ball, fitball, bosu, TRX ou materiais que facilitem o movimento como elásticos e bancos.
  • aqueça os ombros: é importante ativar todas as musculaturas envolvidas, principalmente a dos ombros – em um treino de explosão, imagine o impacto que eles absorvem;
  • não tenha pressa, você vai conseguir tenha paciência e pratique!