Conheça os benefícios do azeite de oliva para a saúde

Conheça os benefícios do azeite de oliva para a saúde

Composto por mais de 30 tipos de polifenóis conhecidos como antioxidantes, o azeite contém ainda vitamina E e caroteno

O azeite de oliva é um coringa na culinária, aquele item que dá o toque todo especial nos mais diversos pratos. Porém, além disso, o azeite também é considerado uma gordura boa e um importante aliado para a saúde.

Composto por mais de 30 tipos de polifenóis conhecidos como antioxidantes, o azeite contém ainda vitamina E e caroteno. O óleo também se destaca como alimento funcional por ser uma excelente fonte de ácidos graxos monoinsaturados.

Ele é capaz de combater alguns tipos de câncer, impedir a formação de radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce das células) e, auxiliar na redução do colesterol ruim (LDL) e dos níveis de triglicerídeos, além de proteger o coração e diminuir a pressão arterial sanguínea.

Além disso, o azeite tem sido recomendado para o tratamento nutricional de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), doenças do sistema imune, cardiovasculares, entre outras, devido à possível redução da incidência dessas patologias relacionadas ao estresse oxidativo.

Azeite adulterado não trazem benefícios à saúde

No entanto, por ser um produto com tantos benefícios e com grande demanda, o azeite de oliva virgem constantemente é vendido com adulterações. A alteração mais habitual é a adição de azeite lampante ou de outros óleos vegetais de menor valor comercial.

Segundo a coordenadora do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE, Pryscilla Casagrande, o consumidor que ingere outros óleos ao invés de azeite não se beneficia das suas importantes propriedades.

“A substituição de um óleo comestível por outro de qualquer origem, por exemplo um óleo mineral, mesmo que em baixa porcentagem, pode trazer sérios problemas de saúde. Principalmente para os rins, fígado, e ainda pior para o coração e para o sistema nervoso central que pode provocar convulsão”, explica ela.

Para identificar as irregularidades nos azeites, a PROTESTE realiza constantemente testes para avaliar a qualidade dos produtos oferecidos no Brasil. Confira aqui os resultados da última pesquisa.