Consumo sustentável de energia: dicas para usar suas pilhas e descartá-las da melhor forma

Consumo sustentável de energia: dicas para usar suas pilhas e descartá-las da melhor forma

O descarte indevido de pilhas e baterias em lixo comum contamina com metais pesados águas e solos. Um risco para a saúde de toda a população.

Pare um momento e olhe à sua volta em casa. Quantas coisas que você usa diariamente precisam de pilhas ou baterias para funcionar? Provavelmente, você vai se surpreender com a quantidade!

Por mais que a energia elétrica cabeada tenha facilitado imensamente o acesso a diversos produtos e equipamentos eletrônicos, as pilhas e baterias ainda ocupam uma parcela significativa do mercado e na vida do brasileiro. Seja no controle remoto da TV, do ar condicionado e da garagem, ou no aquecedor a gás, além de muitos outros equipamentos que simplesmente não funcionam sem elas.

Para ilustrar esse cenário, dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) indicam que o Brasil produz, anualmente, cerca de 800 milhões de pilhas, das quais 80% são do tipo secas (zinco-carbono) e 20% alcalinas.

Se, por um lado, o surgimento das pilhas trouxe considerável avanço do ponto de vista tecnológico, a sua produção em escala industrial, para atender essa grande demanda e o baixo custo, fizeram surgir outro problema.

O que acontece com todas essas pilhas depois que toda sua energia é gasta?

O descarte no meio ambiente é o fim que acaba sendo dado a estes materiais na maioria das cidades do Brasil e do mundo. No entanto, não podemos esquecer que alguns elementos químicos presentes na constituição das pilhas, como os metais pesados, não se decompõem. Entre eles, temos como prejudiciais à saúde humana, o mercúrio (Mg), o cádmio (Cd), o chumbo (Pb), o lítio (Li), o níquel (Ni), o zinco (Zn), o cobalto (Co) e o bióxido de manganês (MnO₂).

Nesse texto, você vai aprender um pouco mais sobre a composição das pilhas, como consumi-las de forma eficiente e sustentável e como descartá-las sem colocar em risco a sua saúde e o meio ambiente.

Cuidados básicos no uso de pilhas: mais segurança e vida útil

A utilização das pilhas parece algo simples, e é. No entanto, os componentes que fazem a pilha gerar energia são químicos e alguns deles podem ser tóxicos à saúde humana. Por isso, o cuidado no uso nunca é demais e aqui separamos algumas dicas para te ajudar!

  •  Troque sempre todas as pilhas de uma vez

É comum reaproveitarmos pilhas antigas em casa, substituindo apenas uma dos pares, por exemplo, para conseguir mais um pouco de energia antes de trocar o conjunto completo por pilhas novas, mas saiba que esse não é o comportamento ideal.

Quando as pilhas precisarem ser trocadas, substitua todas ao mesmo tempo, e sempre use o mesmo tipo. Usar tipos diferentes, por exemplo, misturando pilhas alcalinas e comuns, pode não apenas fazer a pilha durar menos, como também provocar vazamentos e sujeira, que podem danificar o equipamento em definitivo.

  • Mantenha os contatos da pilha sempre limpos

Às vezes, temos aparelhos que gastam pouca energia e por isso acabam usando a mesma pilha por muito tempo. Na grande maioria desses casos, o produto pode acumular poeira; por isso, é importante manter os contatos sempre limpos.

  • Desligue o que não estiver em uso

Para aumentar a vida útil das suas pilhas, lembre-se de desligar os aparelhos e brinquedos após o uso. A sobrecarga pode ocorrer quando os aparelhos que utilizam a pilha são deixados ligados por muito tempo, mesmo sem estarem em uso. Essa pequena correção na utilização pode evitar acidentes, portanto crie esse hábito de desligar aparelhos e brinquedos após usa-los.

  • Manuseie e guarde as pilhas com segurança

Na hora de manusear as pilhas, tome bastante cuidado para não estragar o rótulo e não expor o material ao calor excessivo. Em hipótese alguma, desmonte, modifique, solde ou mergulhe as pilhas em líquido. Isso pode provocar curtos-circuitos, vazamentos e até ferimentos.

Se tiver crianças em casa, certifique-se de deixar as pilhas em locais elevados e de difícil acesso para evitar que sejam alcançadas pelos pequenos.

Se porventura, algum acidente causar um vazamento na pilha devido ao mau uso e o eletrólito (fluido da pilha) entrar em contato com os olhos, lave imediatamente com água abundante e procure atendimento médico na imediatamente. O contato prolongado com as substâncias pode causar sérios danos a regiões sensíveis.

Caso o fluido atinja pele ou roupas, lave a área afetada com bastante água.

  • Riscos sérios para a saúde

A ingestão direta de uma fonte de água contaminada pelas substâncias presentes nas pilhas e baterias pode provocar uma série de prejuízos ao organismo, como problemas no sistema nervoso, aumento da pressão arterial e alteração no núcleo das células, interferindo diretamente em uma série de processos bioquímicos importantes para o corpo humano.

Isso reforça a necessidade de guardar de forma segura esse produto, principalmente em lares com crianças pequenas, com tendência a colocar as coisas na boca. Redobre o cuidado com os brinquedos e jogos que utilizem pilhas e verifique sempre as condições do material, para poder troca-las a tempo.

Descarte consciente de pilhas: como contribuir com o meio ambiente e evitar riscos

O que você costuma fazer com as pilhas que acabam na sua casa? Diferente da grande maioria dos produtos que consumimos, a pilha contém certas características que fazem com que seu descarte em locais não ideais cause sérios danos ao meio ambiente.

Dessa forma, apenas jogar no lixo junto a todos os outros resíduos, está longe de ser a escolha ideal. Isso porque, todas as pilhas e baterias produzidas no mundo são fabricadas com o uso de materiais extremamente tóxicos, tanto para o meio ambiente, quanto para a nossa saúde.

Para se ter uma ideia do perigo, entre os principais compostos químicos presentes nesses componentes, estão o mercúrio, o chumbo e o cádmio, todas substâncias altamente perigosas se em contato com o corpo, seja por toque ou ingestão.

O grande problema de tudo isso, é que o descarte inadequado de pilhas e baterias aumenta muito o risco de elas amassarem ou até mesmo estourarem durante o tratamento do lixo, fazendo com que o líquido em seu interior vaze e cause contaminação de toda uma área – desde o solo aos lençóis freáticos, contaminando as águas

O consumidor precisa saber que a forma mais fácil e prática de descartar suas pilhas velhas é indo diretamente em estabelecimentos que as vendem. Essas redes são credenciadas a receber esses produtos e encaminhá-los para o devido processo de descarte e reciclagem. Além disso, é importante pesquisar sobre as redes de coleta da sua cidade, que geralmente inclui instalações de descarte em depósitos municipais, empresas, instituições, etc.

Procure as iniciativas locais da sua cidade

Existem diversas iniciativas voltadas ao descarte sustentável de materiais eletroeletrônicos, como o programa Recebe Pilhas, capitaneado pela ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica). Com início em novembro de 2010, a iniciativa já foi responsável por coletar mais de 1 mil toneladas de pilhas e baterias usadas.

Atualmente adminsitrado pela Green Eletron, através do nome de Green Recicla Pilhas, o programa está cada vez mais ativo e impactante, facilitando ainda mais o acesso a iniciativa de descarte e reaproveitamento consciente para pessoas e empresas.

O sucesso do programa dependeu do apoio dos consumidores, que por meio da participação ativa neste sistema, entregam suas pilhas e baterias nos estabelecimentos onde adquiriram o produto ou nos pontos de entrega disponibilizados pela iniciativa. Após recolhidos, estes itens são encaminhados à reciclagem.

Os consumidores que desejarem descartar suas pilhas, devem levá-las até o ponto de entrega mais próximo de sua casa, consultando no mapa ou através do endereço disponibilizado no site. Os pontos de entrega armazenam as pilhas recebidas e, ao atingir determinada quantidade, solicitam a coleta deste material.

Através de movimentos e atitudes coletivas como esta, a sociedade consegue reduzir imensamente os danos ao nosso meio ambiente, além de reforçar e propagar a ideia de um consumo mais sustentável.

Reforce seu consumo consciente com produtos aprovados pela PROTESTE

Além de todo o esforço do consumidor por meio de suas ações e iniciativas, o consumo consciente e sustentável deve ser também uma bandeira levantada pelas empresas, garantindo qualidade em seus produtos e transparência no momento da compra.

Com o objetivo de ajudar o consumidor a ser mais consciente em suas escolhas, a PROTESTE realiza mensalmente, diversos testes comparativos de diferentes produtos, visando avaliar a qualidade das marcas presentes na grande maioria dos lares brasileiros.

Recentemente foram testadas 8 marcas de pilhas alcalinas do mercado e a grande vencedora foi o produto da Elgin, que por seu desempenho conquistou o Selo de “Melhor do Teste”.

A marca se compromete a informar claramente ao consumidor sobre todas as características do seu produto e entrega uma pilha com ótima experiência de uso e o maior período de duração entre todos os 8 concorrentes. Além disso, se destacou por, mesmo tendo um grande desempenho, possuir um preço extremamente competitivo e atrativo ao consumidor.

Além disso, a marca atesta preocupação com os riscos da contaminação e garante que as pilhas da Elgin tem 0% de Mercúrio e Cádmio na composição, mais um grande ganho para o consumidor!

Para saber mais sobre como foi realizado esse teste e descobrir mais quesitos que tornaram a Elgin a Melhor do Teste, visite a matéria completa: Qual a pilha que mais dura no mercado? Saiba quem venceu! (proteste.org.br).

Os selos PROTESTE são sua garantia de segurança na hora de comprar os mais diferentes tipos de produtos. Se tem selo PROTESTE, tem confiança!

Conheça mais sobre a PROTESTE

Aqui no blog ConectaJá você também aprende muito sobre tecnologia com os conteúdos informativos da PROTESTE. A maior associação de consumidores da América Latina também oferece informações de qualidade através dos blogs MinhaSaúde (saúde e bem-estar) e SeuDireito (direitos do consumidor).

Conheça também os testes comparativos com as principais marcas dos produtos mais consumidos do mercado, desenvolvidos pelos nossos especialistas. As análises são divulgadas para ajudar você na escolha da melhor opção, de acordo com o custo-benefício.

A PROTESTE também disponibiliza um canal para envio de problemas com fornecedores de produtos e serviços, o Reclame.

Envie sua reclamação que encaminhamos sua mensagem diretamente para empresa. Nossos associados contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Nossos testes ajudam os consumidores a tomarem as melhores decisões de compra. Mas, se tiver problemas, não deixe de reclamar! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt