Guia de compra do grill: entenda como escolher

Guia de compra do grill: entenda como escolher

Com a promessa de facilitar a vida na cozinha, o grill possui diferentes modelos à disposição do consumidor, que se diferenciam também pela versatilidade.

Para quem mora sozinho, ou não tem muita afinidade com receitas culinárias, aparelhos que prometem agilizar e tornar mais prático o ato de cozinhar são sempre bem-vindos. Caso do grill, que possibilita a realização de pratos com todo tipo de carne (vermelha, frango e peixe), além de grelhar legumes. Segue, então, nosso guia de compra do grill para ajudá-lo nesta busca.

Apesar de ser um aparelho relativamente simples de ser utilizado, possui diferentes fontes de calor (elétrico, gás e carvão), formatos e características. Logo, o ideal é que o consumidor saiba qual a real necessidade de uso que terá do eletrodoméstico antes de compra.

Como escolher o grill ideal

O ideal é pensar na utilização que fará do aparelho antes de partir para a compra: qual a quantidade de comida que pretende fazer? Qual o espaço disponível na sua cozinha ou área para acomodar o produto? Qual sabor espera obter? Que tipo de comida pretendo cozinhar no grill? Essas são algumas questões importantes de serem respondidas antes de fazer o investimento.

Na edição 237 (ago./23), da revista PROTESTE, você encontra uma avaliação completa sobre os tipos de grill disponíveis no mercado, em relação ao modelo com tampa de vidro – que agrada bastante aos consumidores que estão em busca de uma opção, inclusive, para cozinhar legumes. Foram avaliados 11 eletrodomésticos e a boa notícia é que a maioria se saiu muito bem.

Tipos de grill

Após entender a sua real necessidade, conheça os tipos de grill disponíveis para a compra, classificados pela fonte de calor, formato e características.

Grill a carvão

Esse grill é o ideal para quem busca aquele aspecto de churrasco nas carnes, já que o aparelho utiliza carvão como fonte de calor. O sabor conquistado é o defumado e ele é ótimo para cozinhar ao ar livre. O formato do portátil lembra o de um bowl.

Grill a gás

É ideal para quem busca menos dificuldade de limpeza e maior controle da temperatura de aquecimento dos alimentos. É alimentado por gás propano ou natural e muito fácil de ligar. O formato parece o de um forninho.

Grill elétrico

Pode ser uma ótima opção para quem mora em apartamento, por exemplo, e não pode se dar ao luxo de fazer fumaça, como no caso do modelo à carvão. É alimentado por eletricidade e normalmente possui superfície antiaderente para grelhar os alimentos a grill ou por infravermelho. Possui diversos formatos.

Grill de contato

É aquele que possui chapa dos dois lados. Perfeito para quem busca um produto para fazer sanduíches e outros alimentos que necessitam de calor dos dois lados. É como uma sanduicheira.Grill de contato com tampa de vidro: possui placa aquecida na base e tem atuação parecida com a de uma frigideira, já que o consumidor vai precisar virar os alimentos para ter uniformidade. Por conta da tampa, ajuda a cozinhar os alimentos de maneira rápida. Pode ser retangular, mas o formato mais conhecido é o redondo.

Grill híbrido

Muito bom para quem deseja o melhor de todos os mundos, já que possibilita fontes de calor com carvão e gás, ou carvão e infravermelho. O que traz mais possibilidades na cozinha, podendo ser utilizado para mais tipos de receitas. Ele tem formato retangular e muitos parecem uma churrasqueira.

Grill de pedra quente

Possui uma pedra bem quente, que possibilita a feitura de alimentos até mesmo sobre a mesa. Fora que mantem a comida aquecida e tem uma apresentação bonita para quem gosta de decorar a casa. Essa opção possui diversos formatos.

Versatilidade do grill

Alguns dos modelos de grill com tampa de vidro, avaliados na edição 237 da revista, apresentam controle digital, temporizador, coletor de gordura, espátula, sistema de inclinação da chapa, chapa removível e funções de assar ou cozinhar lentamente. Itens a mais que trazem versatilidade para o produto que é considerado simples.

E alguns desses extras são fundamentais para facilitar a limpeza do aparelho, tida como “chatinha” na maioria dos modelos. Existe, inclusive, quem não invista no grill por conta desse detalhe, então extras que facilitam a higienização são sempre bem-vindos.

Já que o assunto é limpeza

Ainda sobre o grill de tampa de vidro, os modelos que possuem coletor de gordura, sistema de inclinação da chapa e chapa removível saem na frente no critério. A espátula é outro item extra interessante, pois auxilia na remoção da gordura que fica presa no aparelho.

Em resumo:

  • Pense na utilização.
  • Considere o espaço que possui em casa.
  • Escolha a forma de aquecimento e o formato do produto.
  • Caso facilidade de limpeza seja importante para você, opte pelos aparelhos com itens extras, como a espátula.
  • Boa compra.

Saiba mais com os conteúdos da PROTESTE

Gostou do conteúdo? Continue no Minha Saúde para acompanhar mais artigos sobre saúde e bem-estar. Convidamos você para conhecer também as novidades sobre direitos do consumidor e tecnologia nos blogs Seu Direiro e ConectaJá.

Conheça também nossos testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. As análises são realizadas por nossos especialistas a partir de critérios importantes para o consumidor.