Home office no pós-pandemia: saiba separar a vida pessoal e profissional

Home office no pós-pandemia: saiba separar a vida pessoal e profissional

O trabalho remoto foi uma opção para muitas empresas manterem suas atividades durante a quarentena; agora, na fase pós-pandemia, o home office se tornou uma tendência.

Mesmo com a reabertura da economia e retomada das atividades presenciais, muitas pessoas devem manter o home office, que começou de forma improvisada no início da quarentena. Para quem permanecerá no trabalho remoto, alguns ajustes na rotina são essenciais. 

O cuidado vale para todos, mas, especialmente, para quem tem crianças em casa. Em algumas localidades, as aulas presenciais ainda não foram retomadas e os filhos também permanecem conectados muitas horas ao dia, para acompanhar o conteúdo letivo. Os pais, por sua vez, precisam se responsabilizar tanto por suas atividades profissionais quanto domésticas. Para muitos, a rotina neste “novo normal” tem sido extenuante. 

E a tendência é de que boa parte das empresas mantenha o home office como regra. Com exceção de profissionais que precisam exercer suas atividades de forma presencial, várias ocupações podem ser exercidas à distância, com auxílio da internet, computador e celular. 

De acordo com a pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), apesar das dificuldades iniciais, 50% das empresas disseram que a experiência com o teletrabalho superou as expectativas. Apesar de 36% das empresas não terem intenção de manter o teletrabalho, um percentual semelhante (34%) pretende deixar 25% dos funcionários em home office; outros 29% planejam manter o trabalho remoto para pelo menos 50% do quadro ou até todos os funcionários.

É preciso criar uma nova rotina

Se você faz parte do grupo de pessoas que deve adotar o home office, seja de forma parcial, seja definitivamente, é preciso ter atenção a alguns detalhes, para não comprometer a saúde e manter a produtividade. Confira as nossas dicas!

Estabeleça horários

Crie uma rotina semelhante à do escritório, com horários para início e fim da jornada de trabalho. Claro que eventualmente podem ocorrer exceções, mas é importante delimitar o período de trabalho, incluindo intervalos para descanso e almoço. 

Faça atividades físicas

Ao permanecer em casa, a tendência ao sedentarismo se torna maior. Procure reservar alguns horários da semana para caminhar ou praticar alguma atividade física de sua preferência.

Vista-se de forma adequada

Pode ser uma tentação trabalhar de pijama o dia inteiro, mas mudar de roupa é importante para manter o foco. Claro que podem ser roupas mais despojadas e confortáveis do que você usaria no escritório. No entanto, a troca de roupa ajuda na sua disciplina com a rotina de trabalho. 

Providencie um espaço para trabalho

Se você ainda não fez isso, está na hora de organizar um local da casa em que possa trabalhar de forma confortável, com mesa e cadeira adequadas. Isso evita problemas ergonômicos e também contribui para seu foco e produtividade. 

Faça pausas

Procure fazer pequenas pausas durante o tempo de trabalho. Alongue-se, converse com a família, tome um café. 

Alimente-se corretamente

Muitas vezes, em casa, não há tempo para preparar as refeições sem pressa. Daí, o resultado acaba sendo o consumo de lanches, salgados e fast food, o que pode comprometer a sua saúde. 

Por isso, o ideal é encontrar alternativas mais saudáveis, como o preparo de alimentos no fim de semana, que podem ser congelados em pequenas porções diárias, manter frutas da estação na geladeira ou mesmo recorrer a serviços de delivery com alimentos menos processados. Não se esqueça, também, de deixar uma garrafa de água por perto e manter a hidratação. 

Com o retorno das atividades comerciais, é hora de ter mais atenção aos seus direitos. Se tiver problemas, a PROTESTE pode te ajudar! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt