Como entreter as crianças em casa durante a quarentena? Confira as nossas dicas!

Como entreter as crianças em casa durante a quarentena? Confira as nossas dicas!

Com escolas, parques e shoppings fechados, além das restrições de convivência, os pais precisam se desdobrar para dar atenção às crianças em casa, durante a quarentena.

A pandemia afetou toda a família, de diferentes maneiras. Sem aulas, privados do contato com os amigos, professores e avós, os filhos demandam atenção redobrada dos pais. Afinal, como distrair as crianças em casa durante a quarentena, preservando sua saúde e segurança?

Claro que isso depende muito da idade. Enquanto os maiores estão tendo aulas online e têm maior maturidade para compreender o momento, os menores não entendem a reviravolta em suas vidas e tendem a exigir muito mais dos pais — que, por sua vez, também estão sobrecarregados com as novas rotinas impostas pelo home office, preocupações financeiras e com a saúde. 

Será que é possível enfrentar esse período de quarentena de forma tranquila, aproveitando o momento para estreitar os laços familiares? Confira algumas dicas de atividades para distrair e educar os pequenos!

Veja o que fazer com as crianças em casa durante a quarentena

O mundo vive, atualmente, um momento excepcional, que trouxe mudanças importantes de rotina na vida de todas as pessoas. Assim, nem sempre é simples conciliar o trabalho remoto com as tarefas domésticas e a atenção com as crianças.

No entanto, o ideal é negociar com elas um horário para brincar e outro em que os adultos precisam trabalhar (durante o qual as crianças podem dar continuidade às atividades). Além de os pequenos ficarem mais confortáveis com a rotina, essa é uma forma de estimular a autonomia. Veja a seguir algumas sugestões para entretê-las!

caca ao tesouro
1. Promova uma caça ao tesouro

Distribua pistas pela casa, de acordo com a idade da criança, estimulando sua curiosidade. O “tesouro” pode ser algo que ela goste, como um doce, ou outra atividade (a leitura de histórias, por exemplo). Use a imaginação!

2. Horta caseira

Mesmo que você more em apartamento, é possível cultivar uma pequena horta, na varanda ou em outro local onde as plantas recebam luz solar. Opte por temperos utilizados em casa e, de quebra, peça que a criança ajude no preparo de algumas receitas. Também ensine a importância de regar os vegetais e deixe que ela tenha essa responsabilidade.

Para crianças menores, que tal plantar feijões no algodão? Assim ela acompanha todo o desenvolvimento do broto. 

3. Slime

Toda criança gosta de mexer em slimes, uma espécie de massinha caseira ou geleca, que utiliza ingredientes como cola, corantes e água boricada. No entanto, apesar de estimular a criatividade, a brincadeira necessita de supervisão dos adultos.

4. Jogos de adivinhação

Use músicas, contos, rimas e até o tradicional “o que é, o que é”, para aguçar a curiosidade e estimular o raciocínio das crianças. 

5. Artesanato 

Aproveite materiais recicláveis, como garrafas pet, palitos de sorvete ou canudinhos plásticos para atividades de artesanato. É possível criar brinquedos, caixinhas, cachepôs e vários outros objetos. 

Além de ser uma atividade que promove a criatividade, o artesanato é algo que a criança pode terminar enquanto você está trabalhando desde que não esteja usando tesouras, facas ou estilete. 

6. Circuito

Que tal mexer o corpo em tempos de quarentena? Crie um circuito dentro de casa, usando objetos simples como corda, bola e almofadas. Proponha desafios, como andar sobre a corda (no chão mesmo) sem desequilibrar, pular com um pé só, passar por baixo de uma mesa, entre outros. 

Além de ser um ótimo meio de entreter as crianças em casa durante a quarentena, o circuito é uma estratégia para promover a psicomotricidade, o equilíbrio e o raciocínio. 

Gostou das dicas? Aproveite e confira outras informações sobre saúde e organização em tempos de coronavírus, no guia especial preparado pela PROTESTE

Para mais informações, acesse o especial coronavírus.

Saiba mais arrow_right_alt