Veja quais são os mitos e verdades sobre a dor de ouvido

Veja quais são os mitos e verdades sobre a dor de ouvido

Azeite alivia a dor? Deve-se usar cotonetes? Vento causa dor? Especialista explica seis fatos sobre dor de ouvido

A dor de ouvido é tão comum que quase todo mundo já sentiu. Por isso, muitas são as teorias sobre causa, dicas para aliviar, entre outras recomendações. O site do Drauzio Varella conversou com a Dra. Jeanne Oiticica, médica otorrinolaringologista e chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para desvendar os mitos e verdades.

Azeite alivia a dor de ouvido?

Verdade. O azeite pode amenizar a dor, se for aquecido antes. Assim, a dica é molhar um algodão com azeite e pingar uma gota no ouvido.

Clique aqui e leia esta matéria: Esquentar o azeite gera substâncias tóxicas e faz mal?

Dor de ouvido pode estar relacionada à saúde bucal?

Verdade. As duas regiões estão interligadas por dois nervos longos que passam pelo ouvido e pela garganta. Sendo assim, problemas bucais, como gengivite ou amigdalite podem provocar dor nessa região.

Vento excessivo pode causar dor de ouvido?

Verdade. O frio pode contrair os músculos e tecidos que envolvem o canal do ouvido e provocar dor.

Dor de ouvido não tem nada a ver com gripe

Mito. As secreções geradas por gripes, resfriados e sinusite podem migrar para o canal auditivo e provocar dor.

A limpeza dos ouvidos deve ser feita com hastes flexíveis

Mito. A limpeza com hastes flexíveis – os famosos cotonetes –  deve ser feita apenas nas dobras das orelhas. Nunca no canal do ouvido. Elas podem criar fissuras na pele que facilitam a entrada e proliferação de bactérias. Além disso, há o risco de perfuração do tímpano que pode resultar em infecções, dor e até surdez.

Cotonetes

Não há risco de infecção ao compartilhar fones de ouvido

Mito. Existe sim o risco de contrair alguma bactéria do ouvido de outra pessoa. É preciso também ter cuidado com o volume do som. Se estiver muito alto, pode causar danos auditivos.

Sentiu alguma dor? Agende uma consulta pelo Serviço Saúde da PROTESTE. Pague online com cartão de crédito, com até 70% de desconto.

Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre bem-estar e saúde. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.