Novembro azul: atenção para o câncer de próstata

Novembro azul: atenção para o câncer de próstata

Campanha visa promover conscientização sobre a necessidade de realizar exames regularmente para prevenir o câncer de próstata

O câncer de próstata é hoje a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. Atualmente, 42 homens morrem por dia em decorrência da doença, enquanto 3 milhões sofrem com o câncer. E a previsão é alarmante. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a previsão é que sejam diagnosticados mais de 68 mil casos este ano.

Para conscientizar o público masculino sobre a necessidade de cuidar da saúde e assim possibilitar o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está promovendo mais uma edição da campanha Novembro Azul.

Prevenção é a palavra chave para o câncer de próstata

De acordo com o coordenador do Novembro Azul da SBU, Dr. Geraldo Faria, o mês de novembro é uma oportunidade de conversar com os homens sobre a importância de cuidar da saúde. “Queremos alertar não só para a saúde da próstata, como também incentivar o homem a olhar mais para a sua saúde geral. E, desse modo, fazer exames que podem prevenir uma série de outras doenças. As mulheres culturalmente têm esse cuidado, mas os homens só vão ao médico quando não se sentem bem. Ter a consciência de que é preciso também fazer um check-up é fundamental”, aponta.

Queremos alertar não só para a saúde da próstata, como também incentivar o homem a olhar mais para a sua saúde geral. E, desse modo, fazer exames que podem prevenir uma série de outras doenças.

A recomendação da SBU é que os homens procurem um médico especializado para avaliação, já a partir da puberdade. O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos. No entanto, para os homens de raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com histórico de câncer de próstata devem iniciar a prevenção aos 45 anos.

Os exames deverão ser realizados após uma análise dos fatores de risco pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de dez anos.

“É importante esclarecer que, além do câncer, a próstata pode apresentar outros problemas como seu crescimento benigno, que atinge cerca de 50% dos homens acima de 50 anos, gerando dificuldade de micção, e a prostatite, que é a inflamação da glândula. Assim, a avaliação da próstata é importante”, acrescenta o presidente da SBU, Dr. Sebastião Westphal.

É importante esclarecer que, além do câncer, a próstata pode apresentar outros problemas como seu crescimento benigno, que atinge cerca de 50% dos homens acima de 50 anos, gerando dificuldade de micção, e a prostatite, que é a inflamação da glândula.