Para que serve o eletrocardiograma?

Para que serve o eletrocardiograma?

O eletrocardiograma ajuda a avaliar como está a saúde do coração. Ele é realizado de forma simples e não invasiva, normalmente em casos de emergência

O eletrocardiograma é o exame que ajuda a avaliar como está a saúde do coração. Ele é realizado de forma simples e não invasiva, normalmente utilizado em casos de emergência, como em suspeitas de infarto do miocárdio. Geralmente, é um dos primeiros exames a ser feitos nesses casos.

Assim, o eletrocardiograma fornece a representação gráfica da atividade elétrica do coração. Por meio dele, é possível observar principalmente se o ritmo de batimentos cardíacos está normal e se as câmaras do coração estão se movimentando da maneira correta. Desse modo, ele é muito útil para identificar arritmias e possíveis obstruções no fluxo sanguíneo. Além disso, o exame é capaz de avaliar se o paciente está em boas condições para praticar exercícios físicos.

Geralmente, o eletrocardiograma também costuma ser incluído em avaliações cardíacas completas, que muitas vezes são solicitadas para pessoas que têm histórico familiar de doenças do coração. Nesses casos, ele é realizado em conjunto com outros exames, como teste ergométrico e ecocardiograma. Vale lembrar que o eletrocardiograma está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), e pode ser realizado mediante solicitação médica.

Como o eletrocardiograma é realizado?

Para se submeter ao eletrocardiograma, não é necessário passar por nenhum preparo anterior. Também não há nenhuma recomendação posterior ao exame.

O exame é rápido e dura cerca de cinco minutos. O paciente se deita em uma maca, e são aderidos eletrodos em várias partes do seu corpo, como tórax, braços e pernas. Os eletrodos detectam a atividade elétrica do músculo cardíaco e transmitem as informações para um aparelho chamado eletrocardiógrafo. É esse aparelho que transforma os sinais elétricos em linhas impressas que mostram o ritmo cardíaco.

É importante ressaltar que o exame pode apresentar resultados normais mesmo em pessoas com doença cardíaca. Por isso, é necessária uma avaliação ampla e todo o quadro clínico do paciente deve ser levado em conta. Marque uma consulta com o nosso Serviço Saúde.