Conheça os problemas causados pelo cigarro eletrônico

Conheça os problemas causados pelo cigarro eletrônico

Entenda porque o cigarro eletrônico não é inofensivo e pode trazer danos à saúde tanto quanto os cigarros tradicionais

Por ainda ser uma novidade, os cigarros eletrônicos ainda não têm os efeitos de longo prazo na saúde completamente conhecidos. Os chamados Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) possuem  inúmeras substâncias presentes no vapor. Ou seja, não são inofensivos. Ele também possui substâncias cancerígenas e aditivos com sabores, com efeitos tóxicos.

Segundo o  Instituto Nacional de Câncer (INCA), a forma como o produto é divulgado em diferentes países é problemática. Porque leva as pessoas a acreditarem que é um produto menos nocivo do que os cigarros convencionais.

Em artigo recente, o portal Saúde Brasil conversou com especialistas do Inca e tirou as principais dúvidas sobre o cigarro eletrônico.

Clique aqui para ler esta matéria: Três métodos e dez passos para parar de fumar: escolha o seu

O que é o cigarro eletrônico?

É um dispositivo eletrônico utilizado para fumar. Funciona através de uma bateria. Contém um cartucho que armazena nicotina líquida, água, substâncias aromatizantes e solventes, como glicerina e propilenoglicol.

Cigarro eletrônico é permitido no Brasil?

Não. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização, importação e propaganda de quaisquer Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF). A medida de precaução e proteção à saúde de nossa população.

Qual é o perigo dos cigarros eletrônicos?

Primeiro perigo: contém nicotina, que causa dependência. Além disso, o cigarro eletrônico é o termo utilizado para definir uma grande variedade de produtos que divergem em relação a formato, concentrações de líquidos, marcas, etc. Portanto, é provável que haja também uma variedade em sua toxicidade e nas consequências para a saúde de quem os usa. Essas diferenças dificultam as conclusões de estudos e do controle.

Ainda assim, já se pode afirmar que os cigarros eletrônicos representam dois tipos de riscos:

  1. risco individual: surgimento de doenças relacionadas ao seu uso, a ocorrência de explosões e a intoxicação. Principalmente por crianças, pelo contato com seu líquido
  2. risco coletivo: o impacto da entrada e consumo destes produtos nas medidas de controle do tabaco de um país.

Cigarro eletrônico faz mal à saúde?

Sim. Estudos já demonstraram que o cigarro eletrônico aumenta o risco de infarto agudo do miocárdio e de doenças respiratórias e pulmonares, como a asma. Além disso, os cigarros eletrônicos possuem em sua composição substâncias cancerígenas.

O cigarro eletrônico ajuda a parar de fumar o cigarro comum?

Esse não é um tipo de tratamento. Não há evidência científica que comprove que o uso do cigarro eletrônico seja eficaz para parar de fumar.