PROTESTE orienta setor de alimentação no pós-pandemia

PROTESTE orienta setor de alimentação no pós-pandemia

Curso on-line promovido pela organização de consumidores disponibiliza e-book gratuito com 5 aprendizados e oportunidades em food service

Nos momentos mais difíceis surgem as melhores oportunidades. Para que esta velha máxima não se limite a um conselho encorajador, a PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, decidiu lançar um guia com cinco aprendizados e oportunidades para o setor de alimentação, área em que atua através do seu Centro de Competência de Alimentação e Saúde, responsável por testes e pelo curso on-line Você Chef, da Cozinha ao Lucro. O e-book “Empreendimentos Gastronômicos Pós-Pandemia – 5 aprendizados e oportunidades para o setor de alimentação” pode ser baixado gratuitamente por associados e não associados PROTESTE.  

Setor altamente impactado pelas consequências da Covid-19, o food service, que engloba estabelecimentos que preparam e servem alimentos fora do lar, teve que se adaptar rapidamente ao confinamento imposto pela quarentena. Durante os meses de abril e maio, a PROTESTE reuniu um time de especialistas para debater soluções e alternativas para o “novo normal”. 

Baixe aqui o e-book gratuito “Empreendimentos Gastronômicos Pós-Pandemia – 5 aprendizados e oportunidades para o setor de alimentação

“O que já era essencial na área de alimentação, agora é urgente, como as boas práticas de manipulação dos alimentos, o planejamento dos negócios, a criação de um cardápio adequado, a comunicação e o marketing que aproximam o estabelecimento do consumidor. Temas que tratamos no curso on-line Você Chef, voltado a quem trabalha ou deseja trabalhar com gastronomia, e que reforçamos agora com este e-book. Ampliamos o nosso repertório com o conhecimento de outros profissionais experientes, que estão na linha de frente da reinvenção dos negócios alimentares”, diz Pryscilla Casagrande, coordenadora do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE, área responsável pela capacitação.  

Oportunidades para o food service

O e-book “Empreendimentos Gastronômicos Pós-Pandemia – 5 aprendizados e oportunidades para o setor de alimentação” é fruto do debate em lives realizadas nas redes sociais da PROTESTE, durante os meses de abril e maio com Fernando Blower, presidente do Sindicado de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), Rualiane Bittencourt, nutricionista e assessora em segurança de alimentos; Rachel Carvalhaes, consultora em gestão de empreendimentos gastronômicos; e a gestora estadual de projetos no segmento de alimentação fora do lar do Sebrae-RJ, Louise Nogueira. 


Se há um consenso entre os especialistas do setor de alimentação é de que a palavra-chave do momento é reinvenção. “Pensar fora da caixa, ser criativo, é fundamental. Mas, antes de tomar qualquer decisão é preciso avaliar o próprio negócio”, alerta Pryscilla. A recomendação é se informar e aproveitar este momento para se reestruturar. As oportunidades existem e a PROTESTE acredita que é possível ser lucrativo com a sua cozinha e ser um chef(e) bem-sucedido. 

Algumas dicas para o setor de food service

Confira o material completo.

  • Entenda o canal de vendas para fazer o produto chegar ao cliente através de plataformas ou de maneira direta. 
  • É importante ser visto. As plataformas de delivery ajudam nesse processo. O empreendimento que optar por atuar com o delivery próprio deve se fazer conhecido através das redes sociais. 
  • Pense na logística e em como manter a entrega, se por meios próprios, motoboy ou funcionários. Neste último caso, delimite um raio de alguns quarteirões para atendimento e mantenha um bom relacionamento com a comunidade. 
  • Adapte o cardápio, disponibilizando uma versão mais enxuta. Adicionar diferentes tamanhos – como família e individual – é um diferencial. 
  • Ofereça o produto certo no momento certo. Sem a ambiência do salão para impactar o cliente, o desafio é fazer o produto chegar com qualidade e durabilidade na casa do consumidor. 
  • Alguns lugares começaram a entregar preparos para as pessoas cozinharem. Um diferencial que engloba diversão, novidade e aproxima do cliente. A ideia de aconchego. 
Redação