Narguilé: uso traz diversos riscos à saúde bucal

Narguilé: uso traz diversos riscos à saúde bucal

Espécie de cachimbo de água de origem oriental, o narguilé é considerado um problema de saúde pública pela OMS

O narguilé é uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado e, ocasionalmente, outras substâncias. Tradicionalmente são muito utilizados no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia. No entanto, o hábito de fumar narguilé tem-se espalhado para a Europa e Américas também.

Mais do que conter água, o narguilé é um cachimbo que traz um fumo especial, feito com tabaco, melaço e frutas ou aromatizantes. O fumo é queimado em um fornilho e sua fumaça, após atravessar um recipiente com água, é aspirada por uma mangueira até chegar à boca. Por isso, ele tem sido difundido pela indústria tabagista como uma forma inofensiva de consumo de tabaco.

Clique aqui para ler esta matéria: Três métodos e dez passos para parar de fumar: escolha o seu

Contudo, engana-se quem acha que o narguilé é inofensivo, pelo contrário, oferece muitos riscos. Considerado um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde por conta da grande exposição ao monóxido de carbono nas sessões, o narguilé é capaz de causar problemas para o sistema respiratório e cardiovascular. Além disso, pode provocar doenças bucais.

O narguilé e a saúde bucal

Como o narguilé contém as mesmas 4,7 mil substâncias do cigarro convencional, os usuários têm risco aumentado de lesões bucais. Entre elas o câncer de boca e a perda dos dentes. Por isso, não fazer o uso do narguilé é recomendado para evitar doenças bucais.

Além do cigarro, narguilé e qualquer outro tipo de fumo, é importante ficar atento a outros fatores de risco que aumentam a predisposição ao câncer oral. São eles histórico familiar, idade superior a 50 anos e consumo excessivo de álcool. Se você se enquadra nesse perfil, deve redobrar os cuidados com a saúde. Portanto, fique atento ao aparecimento de feridas que não cicatrizam dentro da boca, manchas vermelhas, brancas ou pretas e dificuldade de deglutição e sangramento. Quando o diagnóstico é feito precocemente, a chance de cura é de 100%. Agende uma consulta.