Sabia que tomar café todo dia, com moderação, faz bem?

Sabia que tomar café todo dia, com moderação, faz bem?

Bebida pode diminuir o risco de doença cardiovascular, além de controlar diabetes e Parkinson, mas existe uma quantidade correta de consumo

Você acredita que sua xícara de café da manhã oferece para o seu corpo apenas uma boa dose de cafeína? Então você pode ter uma surpresa agradável ao descobrir que as xícaras de café tomadas ao longo do dia garantem muitos benefícios à saúde.

Em artigo, o site EatRight mostrou que o consumo diário de café pode ser vantajoso de muitas formas. Pesquisadores afirmam que beber quantidades moderadas de café, incluindo o descafeinado, tem sido associado a um menor risco de doença cardiovascular. Além disso, a bebida seria benéfica no controle de diabetes tipo 2, doença de Parkinson e alguns tipos de câncer.

Efeito antioxidante

Embora os pesquisadores ainda não tenham determinado quais os mecanismos exatos que estão por trás de alguns dos efeitos preventivos dessas doenças, é importante considerar que esses compostos podem exercer outros efeitos benéficos, como a ação antiinflamatória. Para aumentar a lista de pontos positivos, o café também contém pequenas quantidades de nutrientes, como potássio, niacina e magnésio.

Sendo o café repleto de benefícios, como saber então quanto da bebida é demais? De acordo com as pesquisas, o aconselhável é consumir até 3 ou 4 xícaras por dia. No entanto, alguns grupos, como hipertensos e idosos, podem ser mais suscetíveis aos efeitos adversos da cafeína.

As mulheres grávidas e em fase de amamentação também devem  limitar a ingestão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para as mulheres grávidas que têm o hábito de ingerir altas doses de cafeína (mais de 300 mg por dia), a recomendação é que haja redução do consumo diária de cafeína durante a gravidez.

A medida tem como objetivo evitar o risco de aborto espontâneo e recém-nascidos com baixo peso.