Saiba como a cárie é formada e veja como evitar

Saiba como a cárie é formada e veja como evitar

Higiene bucal constante, baixo consumo de açúcar e visitas frequentes ao dentista são algumas das medidas para evitar a cárie.

Um problema que causa incômodo, dor, e pode prejudicar muito os dentes. Por isso, são necessários cuidados constantes para evitar que a cárie se forme. Ela é um dano nos dentes causado por ácidos produzidos pela placa bacteriana (biofilme), conjunto de bactérias presentes naturalmente na boca.

As bactérias produzem o ácido que destrói o esmalte dos dentes após consumir restos de alimentos, principalmente açúcar. Os alimentos que contêm açúcar são digeridos e transformados em ácidos rapidamente pelas bactérias da boca. A estimativa é que 20 minutos após a ingestão, os ácidos já começam a agir sobre os dentes.

+Leia também:
– Saúde bucal: mitos e verdades para ter um sorriso perfeito
– Por que cuidar da saúde bucal é tão importante
– Saúde bucal durante a gravidez deve ser motivo de atenção

Ela é diagnosticada pelo dentista, por meio de visualização e observação da textura da região com instrumentos. É fundamental observar uma série de características para guiar o tratamento. Em casos específicos, o dentista pode utilizar ferramentas auxiliares, como exames de raios X e corantes que ajudam a identificar as cáries.

O tratamento depende da fase da cárie. Quando ela está inativa e ainda não provocou danos ao esmalte, a aplicação de um revestimento fino de resina branca ou transparente chamado selante, na superfície do dente, é suficiente. Em casos mais graves, pode ser necessária uma restauração dentária ou canal.

Como evitar a cárie?

Portanto, mais importante que moderar a quantidade é evitar consumir alimentos desse tipo várias vezes ao longo do dia, pois você estará aumentando a frequência com que os ácidos são produzidos e o tempo que os dentes ficam expostos a eles. Além disso, é fundamental manter uma higiene bucal adequada. Use fio dental, escove os dentes após as refeições e antes de dormir, pois durante o sono ficamos várias horas sob ação das bactérias.
Também é fundamental consultar um dentista pelo menos uma vez por ano. Isso porque as cáries nem sempre são visíveis ou causam sintomas. Por isso, quanto mais cedo forem identificadas, mais fácil é o tratamento.

Recomendações:

  • Evite alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes e produtos processados, como biscoitos recheados, bolos e achocolatados. No máximo, limite seu consumo a momentos pontuais no dia e escove os dentes após consumi-los;
  • Alimentos cítricos e álcool contribuem para aumentar a acidez da boca, consuma com moderação;
  • Beba bastante água. Ela ajuda a limpar a boca e promove a salivação;
  • Embora não haja unanimidade sobre usar o fio dental antes ou depois de escovar, recomenda-se usar antes, pois ao deixar para depois, aumenta o risco de não usá-lo.