Saiba como tratar os cabelos após o alisamento

Saiba como tratar os cabelos após o alisamento

Alisamento altera a estrutura do cabelo, causando desgaste da fibra e da massa capilar, por isso demandam tratamentos constantes

Mesmo com o movimento de aceitação pelos cabelos naturais, o alisamento ainda é o procedimento predominante na maioria dos salões. Segundo o cabelereiro Marcos Coraza, a procura maior nos salões ainda é para os tratamentos que tiram volume e frizz, alisando os cachos.

No entanto, químicas como a escova progressiva e o relaxamento podem deixar os fios muito danificados. Isso acontece porque eles alteram a estrutura do cabelo, causando desgaste da fibra e da massa capilar. Desse modo, os fios vão se tornando mais finos e quebram com o passar do tempo.

Como funciona o alisamento?

Segundo a dermatologista e tricologista Joana D’arc, os alisamentos costumam usar algumas substâncias permitidas pela Anvisa que promovem a mudança de forma da estrutura capilar, como o ácido tioglicólico, hidróxido de sódio e hidróxido de potássio.

“Associado à aplicação do produto, há o uso do calor em temperatura elevada, a fim de finalizar o novo formato do fio. O problema aparece com as múltiplas aplicações, porque a fibra enrijecida pelo produto poderá partir-se em alturas diferentes. O cabelo alisado é um fio bem mais suscetível a quebra”, acrescenta Joana.

Cabelos alisados precisam de cuidados especiais

Para minimizar os danos que o alisamento causa o cabelo, é importante que os fios recebam cuidados especiais. Algumas das opções são o uso do laser e led capilar, aplicação e reposição de aminoácidos por meio da mesoterapia capilar, microagulhamento e hidratações constantes.

Além disso, Joana D’arc orienta como a rotina de cuidados deve ser feita em casa. Segundo ela, quem tem cabelos alisados pode fazer a hidratação caseira uma vez por semana.

Também é indicada a utilização de protetor térmico antes de qualquer exposição ao calor, seja o sol ou até secadores e chapinhas. Os finalizadores são sempre bem-vindos após todas as lavagens.

É importante respeitar o intervalo entre as aplicações do alisante, determinados por cada fabricante, acrescenta a dermatologista.