Suplemento multivitamínico: o que é e para quem é indicado?

Suplemento multivitamínico: o que é e para quem é indicado?

Saiba quando um suplemento multivitamínico é indicado e descubra quais são os perigos envolvidos no consumo inadequado desse tipo de produto.

Seja por necessidades apresentadas pelo corpo, seja por dificuldade de se alimentar de maneira adequada, os suplementos alimentares multivitamínicos têm ganhado espaço na dieta alimentar dos brasileiros. Há, no entanto, sinais de alerta envolvidos nesse contexto, e o principal deles tem a ver com o fato de muita gente estar utilizando esse tipo de suplemento sem recomendação profissional.

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

No artigo abaixo, vamos te ajudar a entender o que é e para quem é indicado o suplemento multivitamínico, explicando quais são os mitos e verdades envolvidos no tema. Além disso, vamos falar sobre as gomas multivitamínicas e explicar quais cuidados você deve tomar ao atrelar o consumo de suplementos alimentares ao uso de medicamentos.

Queremos que você chegue ao fim deste artigo, sabendo quais são os contextos nos quais um suplemento multivitamínico é necessário e tendo consciência dos perigos envolvidos no consumo inadequado desse tipo de produto. Vale a pena você acompanhar!

Dica: O que veganos e vegetarianos devem saber sobre alimentação?

Para quem é indicado o suplemento alimentar multivitamínico?

As vitaminas e os minerais são nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, mas não por isso os suplementos alimentares contendo estes componentes devem ser consumidos sem cautela.

A primeira coisa a ter em mente é que, mesmo estando disponíveis nas prateleiras de farmácias e lojas de produtos naturais e não necessitando de receita médica para ser adquirido, a recomendação é utilizar um suplemento vitamínico com orientação profissional. Ele estará habilitado a fazer uma avaliação completa e entender a real necessidade de cada paciente.

Outra questão importante nesse contexto é que cada grupo populacional (adultos, crianças, gestantes etc) apresenta necessidades nutricionais específicas . É o caso das gestantes, por exemplo, que precisam reforçar a ingestão de nutrientes pensando no desenvolvimento fetal, e dos veganos, que podem não ingerir todos os nutrientes necessários por meio da alimentação.

Economize mais de 2.000 reais por ano. Clique agora!

Gomas multivitamínicas: uma nova forma de suplementação?

A inovação faz parte do ser humano e, quando o assunto é suplementação vitamínica, esse caráter inovador também está presente. Já com sucesso consolidado nos Estados Unidos e em outros mercados internacionais, as gomas multivitamínicas vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil e prometem nutrir o organismo humano, de forma muito mais saborosa do que uma simples cápsula.

Em forma de uma bala gelatinosa, as gomas multivitamínicas podem ser mais fáceis de serem consumidas do que um suplemento tradicional e, graças ao seu sabor adocicado, vêm ganhando a preferência de muita gente, inclusive de crianças que precisam reforçar a ingestão de vitaminas.

Porém, assim como no caso de suplementos alimentares disponíveis em outras formas farmacêuticas, como comprimidos e cápsulas, é necessário ficar atento ao rótulo, observando na lista de ingredientes, se há algum componente que possa ser prejudicial ao consumidor, como um alergênico, açúcares no caso de diabéticos, dentre outros.

Outra coisa importante a ser dita é que não é porque é semelhante a uma “bala” que pode ser consumida em excesso. Nesse formato, é possível que as pessoas consumam os suplementos vitamínicos em maior quantidade, o que pode trazer inúmeros prejuízos para o organismo, que precisa de vitaminas e outros nutrientes em quantidades específicas.

Dica: Vitamina A: para que serve e principais fontes

Como evitar interações entre suplementos alimentares multivitamínicos e medicamentos

Quem consome suplementos multivitamínicos precisa ter atenção em relação à possível interferência entre esse tipo de produto e medicamentos. Isso porque é possível, por exemplo, que complexos vitamínicos prejudiquem a absorção de um determinado medicamento pelo organismo.

Especialistas defendem, por exemplo, que alguns antibióticos podem ter sua absorção reduzida pelo organismo, quando são administrados junto com alimentos ou suplementos nutricionais que contenham cálcio, magnésio, zinco e ferro. Efeito semelhante pode acontecer com anticoagulantes, que podem ter sua eficácia impactada por determinados nutrientes, como a vitamina K, por exemplo.

Isso significa que você não deve consumir suplementos multivitamínicos durante o período de uso de um medicamento? Não necessariamente! O que estamos querendo aqui é reforçar o quanto é indispensável o acompanhamento de um profissional de saúde, médico ou nutricionista, que terá condições de dizer o que você pode ou não pode consumir e como integrar, quando necessário, o uso de medicamentos ao consumo de suplementos multivitamínicos, sem que um prejudique a eficácia do outro.

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

Cuidado com a sobrecarga de vitaminas

Como já mencionamos no início do artigo, não é porque estamos falando de vitamina que o consumo pode ser desenfreado. A verdade é que essa história de “quanto mais, melhor” não é válida nesse contexto e é preciso ter muito cuidado com a sobrecarga de vitaminas no organismo.

Existe uma quantidade diária limitada de nutrientes que nosso organismo precisa e é capaz de absorver, e é preciso levar isso em conta na hora de ingerir suplementos nutricionais. Sendo assim, o excesso pode resultar em prejuízos à saúde, como maior risco de desenvolvimento de cálculos renais em indivíduos suscetíveis, no caso do excesso de vitamina C, por exemplo.

É importante dizer que os alertas que fazemos aqui não são, em nenhuma hipótese, para criar pânico em relação ao consumo de suplementos multivitamínicos. Nosso objetivo, na verdade, é reforçar a importância de um acompanhamento médico e os perigos envolvidos na decisão de suplementar a alimentação por conta própria.

Dica: Suplementos alimentares: qual escolher para ganhar músculos

O cuidado com a sua saúde vem sempre em primeiro lugar

Se você pensa em tomar suplementos multivitamínicos para complementar a sua alimentação ou para suprir a deficiência de algum nutriente no seu organismo, é sinal de que você se preocupa com a sua saúde — e isso é ótimo. É por isso que sugerimos que você acompanhe os conteúdos produzidos pela PROTESTE que visam ajudar você a fazer escolhas mais saudáveis no seu dia a dia.

Você pode conferir os artigos publicados pela instituição nos canais oficiais, como o canal exclusivo do Telegram e o App da PROTESTE. Lá, você tem a chance de se manter informado sobre temas relacionados à sua saúde, bem como assuntos referentes aos seus direitos como consumidor brasileiro.

A PROTESTE é uma instituição sem fins lucrativos que visa apoiar os consumidores brasileiros em suas decisões de compra. Além dos conteúdos informativos, a associação também oferece ao público testes comparativos de produtos e serviços, o canal Reclame (onde consumidores podem enviar reclamações diretamente para empresas com as quais tiveram problemas) e serviços como intervenção extrajudicial e auxílio de especialistas em defesa do consumidor em caso de problemas com empresas.

Vale ressaltar que para ter acesso a essa série de benefícios de forma integral, é preciso se associar à PROTESTE, o que você pode fazer agora mesmo, direto pelo seu computador ou celular, clicando aqui.

Adrielle Rodrigues

Adrielle Rodrigues

Assistente do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da Proteste Técnica em Química pelo IFRJ e Graduanda em Farmácia (UFRJ)