Vitamina A: para que serve e principais fontes

Vitamina A: para que serve e principais fontes

Você sabia que uma das maiores deficiências nutricionais dos países em desenvolvimento é a de vitamina A? Conheça mais sobre esse micronutriente e aprenda como incluí-lo na sua rotina alimentar.

Você sabia que uma das maiores deficiências nutricionais dos países em desenvolvimento é a de vitamina A? Inclusive, em muitos lugares do mundo, essa deficiência é considerada um problema de saúde pública, que atinge, principalmente, crianças e mulheres grávidas.

Banner canal Reclame

Mas afinal, o que é e para que serve a vitamina A? É isso que você vai aprender no artigo abaixo, também vai poder conhecer os alimentos ricos nesse tipo de vitamina e descobrir se e como a vitamina A pode ser suplementada no nosso organismo.

Para saber tudo isso, é só continuar a leitura!

O que é vitamina A?

A vitamina A é um micronutriente encontrado em fontes de origem animal (como fígado de boi e ovo) e vegetal (como vegetais amarelos e folhas verdes escuras), que tem um importante papel no funcionamento do nosso organismo. O elemento é de caráter lipossolúvel, ou seja, ela é dissolvida na gordura.

É importante entender que, diferentemente de outros tipos de nutrientes e assim como todas as outras vitaminas, nosso corpo não produz vitamina A e, por isso, todo o consumo necessário deve vir dos alimentos. Entre as principais funções desse micronutriente no organismo está a manutenção da saúde dos olhos e a renovação das células que compõem os tecidos do nosso corpo.

Quais são os principais benefícios da vitamina A?

Entre os diversos benefícios oferecidos pela vitamina A ao nosso organismo, podemos destacar a ação antioxidante, o fortalecimento da imunidade, a atuação anti-inflamatória e a regeneração dos nossos tecidos.

A substância é essencial, principalmente, para crianças, já que ela atua diretamente na formação saudável dos ossos, pele e olhos, além de contribuir para manter a imunidade elevada.

Ação antioxidante

A vitamina A tem se mostrado agir como antioxidante, pelo poder de combater os radicais livres no nosso corpo, elementos que são responsáveis pela aceleração do envelhecimento e pelo surgimento de algumas doenças, como a artrite. A ação antioxidante da substância garante a preservação dos tecidos, especialmente das células da pele, dos ossos, dos olhos e das mucosas.

Fortalecimento da imunidade

Quando a vitamina A é absorvida pelo nosso organismo, ela passa a estimular a produção de anticorpos e ajuda nosso corpo a desenvolver a capacidade de combater a presença de agentes maléficos. É por isso que esse elemento é um importante aliado no fortalecimento da imunidade, contribuindo para combater vírus, bactérias e outros microrganismos diversos.

Regeneração dos tecidos

Preservar e regenerar tecidos, especialmente das células da pele, dos ossos, dos olhos e das mucosas, é mais uma importante função exercida pela vitamina A no nosso organismo. O elemento atua diretamente na reposição celular e preserva a saúde das áreas mencionadas, especialmente os olhos. A vitamina A contribui para que as estruturas oculares, como a retina, o tecido conjuntivo e as córneas, se mantenham saudáveis 

Atuação anti-inflamatória

Devido ao seu papel no fortalecimento da imunidade e na regeneração de tecidos, estudiosos defendem que a vitamina A também tem uma atuação anti-inflamatória, especialmente em questões relacionadas à pele. O elemento, inclusive, age na prevenção e no tratamento de acnes e outras inflamações cutâneas, além de também auxiliar no combate a doenças pulmonares.

Dica: Vitamina B12: para que serve, alimentos e deficiência

Conheça os alimentos ricos em vitamina A

Agora que você já entendeu o que é a vitamina A e a importância desse elemento para a saúde do nosso corpo, chegou a hora de conhecer os principais alimentos que são fontes desse tipo de vitamina e que devem estar inseridos na sua dieta. Vale ressaltar que a quantidade recomendada por dia varia de acordo com o sexo e a idade.

Leite materno

Como dissemos anteriormente, a vitamina A é essencial para a saúde das crianças e é por isso que o leite materno é uma das principais fontes do micronutriente. Ele fornece a quantidade adequada para crianças de até 6 meses de vida, que, no geral, se alimentam exclusivamente de leite materno. Para crianças de 7 a 12 meses, o alimento continua sendo uma importante fonte de vitamina A, mesmo a criança já tendo inserido outros ingredientes em sua rotina alimentar.

Ovos e leite

Alimentos de origem animal, como ovos e leite, são excelentes fontes de vitamina A para o nosso organismo. 

Folhas verdes escuras

Daria para fazer um artigo inteiro só para falar sobre os benefícios das folhas verdes escuras para a nossa saúde. O fornecimento de vitamina A para o nosso organismo é mais um deles. Agrião, brócolis, espinafre, couve e rúcula são excelentes opções para quem precisa aumentar a absorção do elemento pelo organismo e usufruir mais dos benefícios proporcionados por ele.

Vegetais amarelados

Vegetais amarelos ou alaranjados, como abóbora, cenoura, tomate e pimentão, são ricos em carotenóides, elementos que, no nosso organismo, se convertem em vitamina A. Por isso, eles também são opções interessantes a serem inseridas na sua dieta alimentar.

Frutas amareladas e oleaginosas

Além dos legumes, frutas amareladas ou alaranjadas também são excelentes fontes de vitamina A. Entre elas, destacam-se a manga, o mamão, o caju, a acerola, o melão e a pitanga que, além de deliciosas e ricas em outros tipos de nutrientes.

Oleaginosas, como macadâmia, nozes e avelã, também são alimentos ricos em vitamina A, além de proporcionar diversos outros benefícios para a saúde.

Dica: Conheça os benefícios da granola para saúde

Deficiência de vitamina A

A deficiência de vitamina A é a principal causa de cegueira noturna, além de ser considerada uma das mais importantes deficiências nutricionais dos países em desenvolvimento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 19 milhões de mulheres grávidas e 190 milhões de crianças em idade pré-escolar sofrem de deficiência de vitamina A.

No Brasil, e em diversos outros países, inclusive, essa deficiência é considerada um problema de saúde pública, especialmente porque atinge públicos vulneráveis.

Crianças

A vitamina A é um elemento essencial para o crescimento e o desenvolvimento do organismo humano. Por isso, a deficiência dela em crianças caracteriza um quadro de saúde que requer atenção. Anemia, déficit de crescimento, comprometimento do sistema imunológico, baixo desempenho cognitivo e cegueira noturna são alguns dos sintomas comuns em crianças que sofrem de deficiência de vitamina A.

Puérperas

Mulheres grávidas e puérperas também representam um grupo bastante vulnerável à deficiência de vitamina A, visto que, nesse período, as mulheres aumentam suas demandas nutricionais — elas precisam alimentar a si mesmas e a seus bebês, afinal. Um estudo realizado no Nepal, inclusive, mostrou que a vitamina A ajudou a reduzir em 44% o coeficiente de mortalidade materna no país.

Guia do consumidor

Suplementação de vitamina A

Como não é produzida pelo nosso corpo, todo o consumo necessário de vitamina A para a saúde do nosso organismo se dá por meio da alimentação. Ela, no entanto, também pode ser insuficiente e é diante desse cenário que a suplementação de vitamina A torna-se tão importante.

O Brasil, inclusive, conta com um Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, instituído em 2005, que tem como objetivo reduzir e controlar a deficiência nutricional desse elemento, especialmente em crianças, grávidas e puérperas. Vale ressaltar que a suplementação oral de vitamina A é, comprovadamente, a estratégia mais eficaz para garantir o consumo adequado da substância em grupos mais propensos à deficiência.

A megadose de vitamina A é distribuída pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde, e é composta por vitamina A na forma líquida, diluída em óleo de soja e acrescida de vitamina E. Os suplementos, distribuídos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), são em forma de cápsulas, divididas em duas dosagens: 100.000UI e 200.000 UI. A dosagem ideal para cada paciente vai depender da prescrição médica.

Além dos suplementos distribuídos pelo SUS, também existem outros produtos comercializados no mercado. O ideal, no entanto, é sempre buscar ajuda médica quando perceber algum sintoma característico da deficiência de vitamina A, como por exemplo, a baixa imunidade, xeroftalmia (dificuldade de enxergar a noite), anemia ferropriva.

Dica: Salada nutritiva e deliciosa: conheça as diferentes opções

Cuide da sua saúde com a ajuda da PROTESTE

Se você chegou até aqui, é porque se preocupa com a sua saúde e está buscando informações para cuidar do seu corpo. Por isso, você certamente vai gostar de acompanhar os demais conteúdos publicados no MinhaSaúde, canal sob responsabilidade da PROTESTE, que fornece diversas dicas para você manter a saúde em dia.

A PROTESTE também produz conteúdos relacionados à tecnologia, no canal ConectaJá, e aos direitos do consumidor, no canal SeuDireito. A empresa também é responsável pelo canal Reclame, onde consumidores podem registrar reclamações sobre diversas empresas, e pela realização de testes comparativos, que ajudam os consumidores brasileiros a acertar em suas decisões de compra de produtos e contratação de serviços.

Fernanda Taveira

Fernanda Taveira

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ