Conheça os benefícios da granola para saúde

Conheça os benefícios da granola para saúde

Granola faz bem para a saúde? Granola engorda? Consumir granola ajuda a ganhar massa muscular? Qual a melhor opção de granola do mercado? Descubra TUDO aqui!

É comum que a granola seja indicada por nutricionistas e profissionais da saúde na prescrição de uma alimentação mais saudável. Mas, você sabe quais são os benefícios desse alimento para a saúde?

No artigo de hoje, vamos te ajudar a entender isso, mostrando os ingredientes utilizados na produção da granola, alertas importantes na hora de consumir o alimento e a relação entre a granola e o ganho de massa muscular.

Banner canal Reclame

E mais: vamos trazer um teste comparativo para te ajudar a escolher qual é a melhor opção de granola. Com tantas alternativas disponíveis nas prateleiras do supermercado ou nos potes a granel das lojas de produtos naturais, pode não ser tão fácil tomar a decisão certa. Mas, é só seguir a leitura do artigo que nós vamos te ajudar nessa missão.

Acompanhe!

Afinal, o que é granola?

A granola é um alimento produzido, geralmente, a partir de uma mistura entre cereais, sementes, oleaginosas e frutas. Os ingredientes, na verdade, podem variar e o modo de produção fica a gosto do freguês. O mais importante é ter em mente que trata-se de uma ótima opção para quem busca uma vida mais saudável por meio da alimentação, mas nem sempre isso é verdade, pois alguns fabricantes adicionam altas quantidades de açúcar à granola!

Vale ressaltar, portanto, que é imprescindível ficar de olho nos ingredientes utilizados no processo de produção para se certificar que você está fazendo uma boa escolha para a sua saúde. No geral, granola saudável é aquela que contém uma rica quantidade de fibras e baixa quantidade de açúcar.

Dica: Como fazer uma horta em casa

Como a granola é produzida?

Diversos ingredientes podem ser utilizados para produzir granola e, como no Brasil não existe uma legislação que define a composição do produto, o processo de produção fica a critério do fabricante.

Geralmente, cereais, frutos secos, frutas desidratadas, sementes e açúcares compõem a receita, tendo cada um deles uma função específica no valor nutricional do alimento.

Cereais

Entre os principais cereais utilizados como ingredientes da granola, destacam-se aveia, cevada, farelo de trigo, flocos de arroz, flocos de milho, linhaça, entre outros. Os cereais representam a maior fonte de carboidrato da granola e, por isso, é importante que sejam integrais, pois possuem maior quantidade de carboidratos complexos e fibras, que contribuem para a sensação de saciedade.

Frutos secos

Castanha-do-Pará, castanha de caju, nozes e amêndoas estão entre os frutos secos mais comuns na produção da granola. São eles que garantem mais sabor e consistência ao alimento, além de elevarem a qualidade nutricional do produto.

Frutas desidratadas

Além de dar um toque doce ou ligeiramente ácido ao sabor da granola, as frutas desidratadas são ingredientes importantes no processo de produção, já que concentram os nutrientes naturais das frutas, incluindo os açúcares naturais, fibras e compostos bioativos. Uva-passa, banana, maçã e coco são as escolhas mais comuns de quem produz granola. 

Atenção: certifique-se, no rótulo do produto, que as frutas desidratadas são secas e não cristalizadas, pois estas últimas passam por um acréscimo de açúcar.

Sementes

Vitaminas, antioxidantes, ácidos graxos e até mesmo ômega-3 são nutrientes garantidos pelas sementes no processo de produção da granola. Sementes de chia, linhaça, abóbora e girassol são as opções mais comuns nesse sentido. 

Açúcares

A maior parte dos consumidores prefere um gosto mais doce na hora de consumir as granolas. E é por isso que diferentes tipos de açúcares ou adoçantes costumam ser adicionados na receita pelos fabricantes — e você precisa ficar de olho na quantidade de açúcar no rótulo dos alimentos. Sacarose, glicose, frutose, açúcar, açúcar mascavo e mel são alguns dos tipos de açúcar mais utilizados na produção de granola.

Dica: Conheça os benefícios do açaí e como consumir esse alimento

Quais são os benefícios da granola para a saúde?

Os ingredientes que compõem a granola são ricos nutricionalmente e fornecem diversos benefícios para a saúde. As fibras, por exemplo — encontradas, especialmente, nos cereais e nas frutas desidratadas —, auxiliam na redução do colesterol e fazem com que o aumento da glicemia no sangue ocorra de forma mais lenta. Além disso, esse tipo de nutriente auxilia no bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre.

Os ácidos graxos, presentes nos frutos secos e nas sementes, também contribuem para o controle dos níveis adequados de colesterol no organismo. O ômega-3 presente em algumas sementes, por sua vez, possui propriedades anti-inflamatórias e pode fazer muito bem para o organismo.

E não para por aí, viu? A granola, graças aos nutrientes que contém, também pode auxiliar na promoção do rejuvenescimento da pele, na diminuição do risco de desenvolvimento de câncer, na prevenção de doenças cardiovasculares, na melhora da aparência do cabelo e até mesmo no processo de redução do peso mas é claro que isso tudo depende da formulação da granola em questão.

Cuidado com o açúcar e a gordura

O consumidor precisa ter atenção ao rótulo do alimento antes de adquirir uma granola. Isso porque, apesar de estar associado a uma alimentação saudável e ser recomendado por profissionais de saúde, o alimento pode apresentar altas quantidades de gorduras saturadas e açúcar em sua composição.

Para analisar isso, lembre-se que a lista de ingredientes presente na embalagem está sempre em ordem decrescente — o que tem maior quantidade vem primeiro. Por isso, fuja de produtos que apresentam algum tipo de açúcar logo no início da lista. 

Além disso, verifique a tabela nutricional na embalagem, conferindo a quantidade de gorduras (especialmente as saturadas) presente no alimento. Opte pela marca que apresentar o menor número nessa linha da tabela.

Guia do consumidor

Qual é a melhor opção de granola?

Se você acha que vai ser muito difícil acertar na escolha da granola com tantas variáveis em jogo, não se preocupe. A PROTESTE realizou um teste comparativo, avaliando a qualidade das principais marcas disponíveis no mercado brasileiro.

A metodologia da pesquisa, que analisou cinco marcas — Da Magrinha, Kobber, Mãe Terra, Tia Sônia e Vitao —, envolveu a avaliação dos seguintes parâmetros:

  • Rotulagem – verificação das informações contidas nos rótulos de acordo com as legislações e de informações importantes para o consumidor (mesmo sem uma obrigação legal);
  • Qualidade nutricional – analisamos em laboratório as quantidades de proteínas, carboidratos, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibras e sódio;
  • Análises de contaminantes alimentares – análise das micotoxinas e dos metais pesados, com base na determinação dos limites máximos tolerados de contaminantes alimentares;
  • Análises microbiológicas – análise dos microrganismos, como bolores, leveduras e Salmonella, verificando se as quantidades encontradas estavam de acordo com os limites máximos estipulados pela ANVISA;
  • Análise físico-química – análise da umidade, considerando que essas características podem influenciar diretamente na qualidade do produto, tanto em aspectos sensoriais, como a crocância, quanto no desenvolvimento de microrganismos.
  • Análises macroscópicas e microscópicas – análise para avaliar a possível presença de matérias estranhas, como ácaros, fragmentos de pelo ou fragmentos de inseto.

Além desses parâmetros, o preço médio também foi levado em conta na pesquisa para a definição da escolha certa para o consumidor.

A melhor opção de granola

De acordo com o estudo realizado pela PROTESTE, os lotes avaliados das marcas Kobber e Mãe Terra receberam o título de Melhor do Teste. Vale ressaltar, no entanto, que todas as cinco marcas avaliadas foram consideradas de excelente qualidade. O lote da Kobber, além de ter ido muito bem em todas as análises, ainda possui o melhor custo-benefício sendo considerado a Escolha Certa. 

Você pode conferir o resultado completo do teste comparativo de granola ao tornar-se associado PROTESTE. Na página, você acessa mais detalhes sobre a metodologia aplicada e consegue fazer comparações entre qualquer uma das cinco marcas analisadas. Para completar, você também pode conferir o guia de compras, obtendo dicas valiosas sobre o que levar em conta na hora de comprar sua granola no mercado.

Granola e ganho de massa muscular: entenda essa relação

Desde que o consumidor faça a escolha certa, já sabemos que a granola é um alimento saudável, que merece estar incluído na nossa dieta alimentar. Mas, uma dúvida que ainda assola muita gente é sobre a relação entre a granola e o ganho de massa muscular. Será que o consumo do alimento ajuda mesmo nesse índice?

A resposta é sim. Por ser rica em carboidratos, proteínas e gorduras boas, podemos dizer que a granola fornece uma alta dose de energia para o nosso corpo que, aliada à prática adequada de atividades físicas, favorece o ganho de massa muscular. Se você consumir a granola junto com outro alimento que também atua nesse sentido, como iogurte natural ou frutas, como a banana, seus ganhos serão ainda mais significativos.

E se o ganho de massa muscular é um assunto relevante para você, certamente vai gostar do E-book Nutrição Pré-treino e do E-book Nutrição Pós-treino, que trazem dicas e receitas incríveis para te ajudar a acertar na escolha dos nutrientes que vão contribuir para potencializar seus resultados nos treinos.

Dica: Como fazer sopa de legumes e quais são seus benefícios

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Continue no MinhaSaúde para acompanhar artigos informativos sobre saúde e bem-estar. Visite os blogs SeuDireito e ConectaJá para conhecer as novidades sobre tecnologia e direitos do consumidor.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, realiza testes comparativos que avaliam os principais produtos e serviços disponíveis no mercado. Dessa maneira, os consumidores podem conferir informações fundamentais para que a escolha de compra seja consciente e de acordo com o custo-benefício.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. A sua mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema e a resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Mylla Moura

Mylla Moura

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Engenheira de Alimentos pela UFRJ