Vai pegar a estrada? Veja como instalar corretamente a cadeirinha

Embora o simples fato de usar a cadeirinha de bebê evita mortes nas estradas, é preciso ficar atento a alguns detalhes para maximizar a segurança no seu uso

Muitas pessoas pegam a estrada para aproveitar dias de descanso. E nada melhor do que viajar com segurança, sobretudo para as crianças. E nesse sentido, é imprescindível o uso das cadeirinhas, obrigatórias por lei desde 2010.

Em primeiro lugar, é preciso ler com atenção o manual de instrução fornecido pelo fabricante. Adicionalmente, a PROTESTE separou algumas dicas para a instalação correta desse equipamento:

  • O primeiro ponto a se considerar é se a cadeirinha, ao ser instalada se move com facilidade. Se afirmativo, ela não está fixada corretamente ao banco do carro.
  • O cinto de segurança que mantém a cadeira presa ao banco não pode estar dobrado.
  • Idealmente, as instruções sobre como instalar o equipamento devem estar dos dois lados da cadeirinha
  • Ao instalar a cadeirinha, deixe espaço suficiente em relação ao banco em frente a ela
  • A posição ideal da cadeirinha durante a instalação é reclinada, para facilitar o acesso das mãos pelo caminho que o cinto deve percorrer

Importante lembrar que essas dicas valem para cadeirinhas sem o sistema Isofix. Esse sistema não requer passagem do cinto, por exemplo.

Vale lembrar que, independentemente da escolha, a criança sempre estará mais protegida no veículo nesse equipamento de segurança. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a utilização da cadeirinha diminui em até 70% o risco de morte das crianças em acidentes de trânsito.

Saiba qual é a melhor cadeirinha do nosso teste

Com o objetivo de avaliar a qualidade produtos comercializados no mercado brasileiro, a PROTESTE realizou recentemente um teste com mais de 20 Sistemas de Retenção Infantil (SRI) vendidos no mercado – ou as famosas cadeirinhas. Os resultados estão em nosso comparador exclusivo. Além de saber qual o modelo mais seguro, você pode obter uma economia na compra do equipamento.

Os testes se concentraram nos modelos bebê-conforto (grupo 0+, até 13 kg). O estudo foi realizado em parceria com o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e Caribe, o Latin NCAP. Apenas duas marcas se saíram mal.

Nossos testes com cadeirinhas de carro também têm fortalecido, ao longo dos anos, as ações da PROTESTE junto ao governo federal e a órgãos reguladores para tornar os produtos mais seguros no mercado.