Vasectomia pode até melhorar a vida sexual do homem

Vasectomia pode até melhorar a vida sexual do homem

Muitos homens resistem em fazer a vasectomia por medo de que o procedimento cause impotência. No entanto, não há qualquer relação entre virilidade e esterilidade

Muitos homens resistem em fazer a vasectomia por medo de que o procedimento cause impotência. No entanto, não há qualquer relação entre virilidade e esterilidade. Inclusive, ao contrário do que muitos pensam, a libido do homem que faz vasectomia tende a melhorar. Isso ocorre pois ele passa a fazer sexo sem preocupação.

“Do ponto de vista sexual, a vasectomia representa um benefício para o casal”, afirma Sami Arap, professor de urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e médico do Hospital das Clínicas (HC) e do Hospital Sírio-Libanês.

Conheça nosso Serviço Saúde e marque uma consulta.

Ele explica que o temor passa por questões psicológicas, referentes à masculinidade. “Na verdade, a maioria dos homens não pensa que vai ficar impotente. Eles são tomados por um sentimento tênue e fluido de medo da diminuição da própria masculinidade, uma vez que se tornaram estéreis. Uma coisa nada tem a ver com a outra”, destaca o médico.

Como é feita a vasectomia?

A vasectomia é um método de contracepção cirúrgica extremamente seguro, rápido e simples. O procedimento é realizado com anestesia local e que não requer internação hospitalar. O procedimento interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos  testículos para a vesícula seminal, de onde seguiriam para a uretra

A cirurgia é bastante simples. Ela é feita por meio de uma pequena infiltração local com anestésico e uma incisão de 1 cm de cada lado do saco escrotal. Depois, o médico isola digitalmente os canais deferentes que levam os espermatozoides do epidídimo (ducto que coleta e armazena os espermatozoides produzidos pelo testículo) para a uretra e anestesia novamente. Em seguida, corta-se os deferentes, interpõe-se tecido conjuntivo entre os dois pontos para evitar a recanalização e fecha-se a incisão. O paciente é liberado em seguida e pode retomar suas atividades diárias.

Após a vasectomia, o homem continua ejaculando normalmente, embora o sêmen deixe de conter espermatozoides. Para ter certeza de que a cirurgia deu certo, o médico recomenda a realização de um espermograma, exame que mede a presença e a quantidade de espermatozoides no sêmen. Ele deve ser feito depois de um ou dois meses após o procedimento. Sendo assim, antes do exame o paciente deve usar preservativo durante as relações sexuais.

Além de seguro e rápido, a vasectomia é um método contraceptivo bastante efetivo. A eficácia é próxima de 100%. “É extremamente importante informar a população das vantagens desse método para o controle da natalidade. Precisamos desfazer os preconceitos machistas que o cercam e divulgar os lugares onde o serviço está à disposição”, declarou o Arap, em entrevista ao site do Drauzio Varella.