Veja como criar o hábito de beber mais água diariamente

Veja como criar o hábito de beber mais água diariamente

Consumo médio de água dos brasileiros está cerca de 200 mililitros abaixo do recomendado.

Os brasileiros bebem, em média, cerca de 1,8 litro de líquidos por dia em média. Mas aparentemente, deveriam beber mais água. A quantidade ideal são 2 litros, ou seja, 200 mililitros — o equivalente a um copo — a menos do que o recomendado para um adulto ao longo desse período.

Na realidade, a indicação ideal é de 35 mililitros de reposição por quilo de peso. Então, uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, deveria beber 2,4 litros de água diariamente.

Porém, apenas 42% dos líquidos que os brasileiros bebem são água pura. O resto é suco, chá, refrigerante, café e outras bebidas. A maioria delas costumam ser doces e às quais, muitas vezes, os consumidores ainda adicionam mais açúcar.

Beber água pura é fundamental para favorecer inúmeras reações importantes para o organismo. Entre elas, a manter a glicemia sob controle, aproveitar os nutrientes e quebrar a gordura armazenada no corpo.

As informações são de estudo conduzido pela Danone Research, que avaliou o consumo de  líquidos por pessoas de todas as idades em 13 países, incluindo o Brasil.

Como criar o hábito de beber mais água diariamente

Siga as dicas abaixo:

Não espere a sede chegar

A sede é um sinal tardio. Desse modo, quando ela aparece, significa que o corpo já está menos abastecido de líquido do que deveria. Isto é, já está no início do processo de desidratação.

Tome um copo de água a cada hora ou hora e meia. 

Fracionando o consumo, mantemos a hidratação constante. O corpo humano precisa estar sempre com líquido em quantidade suficiente para suas reações. Não adianta tomar 1/2 litro de água de manhã, que logo será eliminada como urina, e não beber nada à tarde.

Use  um aplicativo

Nesse caso, podemos usar a tecnologia a favor. Alguns aplicativos fazem soar o alarme do celular de tempos em tempos, lembrando o horário de tomar mais água. Portanto, quem ainda não tem o hábito de se hidratar sempre deveria instalar um desses apps em seu smartphone.

água
Deixe uma garrafinha de água por perto

Manter água sobre a mesa de trabalho ou de estudo, facilita muito. Sem ter muita consciência, muitas pessoas vão protelando a ideia de se levantar para ir até o filtro quando estão tremendamente ocupadas. Sendo assim, lembre-se sempre de abastecer a sua.

Tomar um copo de água ao sentir fome entre as refeições

A explicação é que no cérebro, a área que percebe o aumento do apetite é a mesma que interpreta o sinal da sede. E, muitas vezes, cria uma confusão entre as duas sensações. Por isso, é possível que aquilo que alguém ache ser fome seja simplesmente vontade de beber água.

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