Incontinência urinária: o que é e qual o tratamento?

Incontinência urinária: o que é e qual o tratamento?

Muito associada à terceira idade, a incontinência urinária é um problema comum que é possível tratar; saiba como resolver

Já aconteceu de você urinar ao rir, fazer exercício ou espirrar? Provavelmente isso é incontinência urinária. Apesar de estar associada aos idosos, esse não é um problema exclusivo da terceira idade. Assim, qualquer adulto pode ter esse problema, especialmente mulheres grávidas. Já que a perda involuntária da urina é vista como processo de envelhecimento, muitas pessoas não procuram ajuda logo nos primeiros sintomas.

Mais comum em mulheres brancas, o parto normal também é um fator de risco, bem como o período de gestação. Nesse período, portanto, muitas mulheres relatam dificuldades em segurar a urina.

Tipos de incontinência urinária

  1. De esforço ou estresse: a perda acontece por esforços do dia a dia como tossir, espirrar, rir, fazer exercícios e até mesmo nas relações sexuais
  2. De urgência: a bexiga contrai-se de forma anormal e espontânea durante o seu enchimento. A necessidade de urinar é urgente.
  3. Mista: é a combinação entre a de esforço e a de urgência.

Tipos de incontinência urinária: De esforço ou estresse: a perda acontece por esforços do dia a dia como tossir, espirrar, rir, fazer exercícios e até mesmo nas relações sexuais De urgência: a bexiga contrai-se de forma anormal e espontânea durante o seu enchimento. A necessidade de urinar é urgente. Mista: é a combinação entre a de esforço e a de urgência.

Como diagnosticar

  • História clínica ou médica: quando começou? Em que situações ocorre?
  • Exame físico: existe algum problema aparente no seu corpo?
  • Diário miccional: acompanhamento para descobrir sua rotina de fazer xixi;
  • Avaliação urodinâmica: aparelho que realiza uma série de testes.

Agende uma consulta online com um especialista.

Como solucionar a incontinência urinária

Existem alguns passos podem trazer grandes melhorias na incontinência urinária. Entretanto, se não trouxerem resultados, remédios e até mesmo cirurgia são opções. O importante é sempre ter um acompanhamento médico.

Clique aqui para ler esta matéria: Veja quais são os mitos e verdades sobre a dor de ouvido

O primeiro passo é perder peso. A obesidade aumenta os riscos de incontinência urinária. Isso porque essa condição aumenta a pressão intra-abdominal e provoca alterações no funcionamento do organismo.

Também é indicado reduzir a quantidade de líquido. Dois litros diários são suficientes. Bebidas gaseificadas, alcoólicas e com cafeína também aumentam as micções.

Exercitar a área pélvica também pode ajudar. Contraia os músculos durante 8 a 10 segundos, em ciclos de 8 a 12 vezes, três vezes ao dia.