Xilitol: poderoso adoçante natural e bom para diabéticos

Xilitol: poderoso adoçante natural e bom para diabéticos

Encontrado naturalmente em frutas e vegetais, o xilitol tem poder adoçante semelhante ao açúcar, com a metade das calorias

O adoçante feito a partir de xilitol hoje é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. A substância é encontrada naturalmente em frutas e vegetais como morangos, framboesas, cogumelos e couve-flor. E por não ser absorvido totalmente no intestino delgado e de forma lenta, é uma excelente opção para pessoas com diabetes.

Apesar de ter um poder adoçante bem semelhante ao açúcar, ele é bem menos calórico. Enquanto o açúcar tem cerca de 4 calorias por grama, o xilitol tem apenas duas.  Uma boa notícia para pessoas que estão fazendo controle de peso. Isso torna o xilitol único, porque a maioria dos álcoois de açúcar não é tão doce.

+Leia também: 
-5 perguntas e respostas definitivas sobre o uso de adoçantes
-Estudo questiona segurança e eficácia de adoçantes

A exemplo do açúcar, depois de absorvido, ele pode ser usado para a energia corporal, mas usa pouca ou nenhuma insulina. Isso significa que o impacto nos níveis de açúcar no sangue é mínimo. No entanto, é importante ficar atento: o consumo excessivo pode produzir gases e desconforto abdominais.

Xilitol também é usado na saúde bucal

Além de ser um adoçante natural, o xilitol também é recomendado para a saúde bucal. Ao ser consumido, o ingrediente causa uma sensação de resfriamento na boca. Por isso, é muito utilizado para fabricação de produtos como pastilhas para a garganta e xaropes para tosse, enxaguante bucal e creme dental.

Nesse contexto, alguns estudos sugerem a necessidade de pelo menos cinco a seis gramas e três exposições por dia a partir de chicletes ou balas. Para a prevenção de cáries, a recomendação é que sejam utilizadas mais de 4

Sabe-se ainda que o xilitol inibe o crescimento de bactérias orais (estreptococos mutans) na placa e na saliva. O ato da goma de mascar promove o fluxo de saliva, que naturalmente protege os dentes das bactérias causadoras de cáries. Além disso, o sabor refrescante é um dos preferidos para ser utilizado em chicletes.

As informações são Food Insight.