Conheça método para perda de peso menos invasivo que a bariátrica

Conheça método para perda de peso menos invasivo que a bariátrica

Procedimento reduz estômago e promove rápida perda de peso

A gastroplastia endoscópica é um procedimento que reduz o estômago, promove rápida perda de peso e demanda ajuste alimentar no pós-operatório. O método pode ser uma opção ao invés da bariátrica. As informações são do Viva Bem, do UOL.

Sem cortes ou furos na barriga, a técnica é minimamente invasiva e se assemelha a um exame de endoscopia. A diferença é que o estômago é costurado para diminuir de tamanho. Com anestesia geral, um tubo flexível é inserido pela boca da pessoa até chegar ao estômago.

Na extremidade do tubo, um mecanismo delimita a área a ser reduzida, uma ponta com agulha faz os pontos com a linha de sutura e, por fim, as paredes do estômago são unidas, formando uma prega. O processo dura de 50 minutos a uma hora, e a pessoa recebe alta no mesmo dia após algumas horas em observação.

Podem realizar o procedimento pessoas com obesidade de grau 1 ou 2 (IMC ideal entre 30 e 35, sendo que o mínimo de 27 é aceitável) e aquelas que fizeram cirurgia bariátrica, seja pelo método sleeve ou bypass, e ganharam peso de novo. Eventualmente, a cirurgia pode ser indicada para pessoas que precisam perder peso antes de a bariátrica.

Kelly Desidério, 37, passou pelo procedimento em janeiro de 2019, no Rio de Janeiro. Ela cogitou a cirurgia bariátrica, mas achava muito invasiva e não se encaixava nos critérios para fazer. Até que um médico apresentou a ela a gastroplastia endoscópica.

Na balança, o resultado foi rápido: menos 8 kg em um mês, redução de 24 kg em seis meses e um total de 30 kg eliminados em um ano.

Enquanto as cirurgias bariátricas retiram uma parte do estômago e afetam os hormônios relacionados à fome e saciedade, a gastroplastia endoscópica faz uma costura temporária no órgão e mantém a função hormonal. O estômago menor induz o comer pouco, a saciedade precoce e a menor liberação de grelina, hormônio que sinaliza fome.