O que é retatrutida? Medicamento pode ser alternativa à bariátrica

O que é retatrutida? Medicamento pode ser alternativa à bariátrica

Retatrutida ainda está na fase de testes; a pesquisa deve ser concluída em 2026

Apesar de ainda estar em fase de testes, um novo medicamento para tratamento de obesidade tem se mostrado promissor. O chamado retatrutida é capaz de reduzir em um quarto o peso do paciente e pode vir a ser uma alternativa para a cirurgia bariátrica. As informações são do G1.

O remédio é muito parecido com três hormônios do nosso corpo que atuam para inibir o apetite. Aplicado por meio de uma caneta injetável, ele pode se tornar uma opção entre as outras que já estão no mercado.

Um estudo do laboratório farmacêutico Eli Lilly observou um grupo de mais de 300 pessoas que usaram a substância por um ano. Quem tomou 12 mg, a maior dosagem, perdeu 24% do peso.

Segundo especialistas, essa é a primeira vez que um medicamento hormonal como esse consegue uma perda de peso que se aproxima de uma bariátrica, cirurgia que o paciente chega a perder 30% do peso.

Ao G1, Simone Lee, do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, disse que “é a molécula que trouxe a maior perda de peso”.

“Na pesquisa, vemos que as pessoas não tinham chegado a um platô, havia chance de perder ainda mais quilos. Com isso, essa substância pode vir a substituir a bariátrica”, afirmou.

A pesquisa ainda passará por uma nova fase e deve ser concluída apenas em 2026.