Fuja do low carb: dieta pode causar danos à saúde

Fuja do low carb: dieta pode causar danos à saúde

Dietas com baixo teor de carboidratos podem comprometer a segurança alimentar e nutricional; veja como se manter saudável longe das dietas da moda

Nos últimos anos, ganharam força dietas com baixo teor de carboidrato, as chamadas low carb. Prometendo perda de peso rápida, essas dietas caíram no gosto da população rapidamente. Sobretudo em um país que cada vez mais valoriza a magreza como símbolo de beleza. No entanto, de acordo com o Ministério da Saúde, dietas que cortam o carboidrato da alimentação restringem o acesso a componentes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Dessa forma, regimes extremamente restritivos, como a low carb, podem causar danos à saúde.

“Seja em sua quantidade ou mesmo qualidade, as dietas muito restritivas deixam de fora da alimentação algum grupo de alimentos. Isso pode ser perigoso para a saúde, pois a longo prazo pode causar a deficiência de alguns nutrientes essenciais para o organismo, como vitaminas, minerais e aminoácidos”, explica a analista técnica de Políticas Sociais, Simone Costa Guadagnin, da Coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

De acordo com o Guia alimentar para a população brasileira, do ministério, uma alimentação saudável é harmônica em quantidade e qualidade. Além disso, deve atender aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer.

Assim, dietas que prometem redução de peso de forma rápida e sem sacrifícios tendem a fugir do costume alimentar das pessoas. Por isso, dificilmente conseguem ser mantidas a longo prazo.

Perigos das dietas da moda: Carboidrato

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) repudia práticas relacionadas ao emagrecimento rápido, desintoxicação do organismo ou à “limpeza do corpo”. Geralmente, essas dietas prometem facilidades ou benefícios baseados no senso comum, com pouca ou nenhuma evidência científica. Embora no curto prazo possam atingir o objetivo requerido, podem causar danos à saúde e comprometer a segurança alimentar e nutricional.

Para evitar futuras complicações, o CFN reforça a importância da consulta presencial para a elaboração do planejamento alimentar. Cada pessoa tem necessidades nutricionais e calóricas diferentes, por isso cada caso deve ser analisado individualmente.

Nutricionista criando plano alimentar

(Crédito: 123RF)

Conheça alguns dos riscos das dietas “low carb”:

Diminuição da energia e do rendimento físico

O carboidrato, encontrado em maior quantidade nos pães, cereais e massas, auxilia na recuperação muscular e é a primeira fonte de energia para os músculos. Portanto, a presença de carboidratos na alimentação, nas quantidades adequadas, não provoca aumento da gordura corporal.

Desregulação do organismo

A ingestão elevada de proteínas, característica das dietas com restrição de carboidratos, pode provocar sobrecarga renal e a desregulação do organismo, além de efeitos desagradáveis como desidratação e desmaios.

Dietas restritivas podem levar ainda a à cetoacidose. Essa condição é caracterizada por hiperglicemia (alta taxa de glicose no sangue), vômitos, dificuldade respiratória, entre outros sintomas..

Ganho de peso subsequente

Regimes low carb costumam ser difíceis de serem mantidos em longo prazo. Adicionalmente, não promovem a adoção de uma alimentação adequada e saudável e a adoção de outros hábitos de vida saudáveis. Por isso, podem provocar ganho de peso subsequente.

Por exemplo, pesquisa com indivíduos que adotaram a dieta Dunkan mostrou que, aproximadamente, 75% retornam ao peso anterior. Essa dieta é rica em proteínas, restrita em gorduras e com baixo teor de carboidratos.

Mulher sem conseguir fechar a calça pois engordou

(Crédito: 123RF)

Dieta saudável para o dia a dia

A adoção de uma alimentação adequada e saudável, a prática regular de atividade física e a adoção de outros hábitos de vida saudáveis são sempre as melhores escolhas. Apenas uma alimentação variada, baseada em alimentos in natura e minimamente processados pode promover a saúde.

O cardiologista Fausto Stauffer, titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), acrescenta que restrição de carboidrato de forma moderada pode trazer benefícios para a saúde. Como resultado, melhor controle de peso e das taxas de açúcar, além de redução no nível triglicerídeos. Essas medidas que em conjunto melhoram o perfil cardiovascular a longo prazo.

“Você não precisa fazer o extremo de ir para uma dieta cetogênica, que corta praticamente todo o carboidrato, mas reduzir o carboidrato na dieta tem mais benefícios que, por exemplo, fazer uma dieta com baixa gordura. Em termos de controle de peso, as dietas com baixo carboidrato se mostram mais eficazes que as com baixa gordura – portanto, a gordura não é a vilã”, observa o cardiologista.

Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre bem-estar e saúde. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.