Comece a se alongar e melhore o bem-estar e a flexibilidade

Comece a se alongar e melhore o bem-estar e a flexibilidade

A prática contínua ajuda a evitar lesões e traz benefícios para a saúde para pessoas de todas as faixas etárias

A prática do alongamento traz benefícios à saúde para todas as faixas etárias. Assim, é uma forma simples de exercitar o corpo a qualquer momento e em qualquer lugar.  Antes e depois das atividades físicas, melhora a flexibilidade corporal, possibilitando movimentos mais amplos. Além disso, reduzir o risco de lesões.

Similarmente, o alongamento feito com frequência também melhora a circulação do sangue, amplia a mobilidade das articulações e fortalece ligamentos e tendões. Outro benefício é o equilíbrio corporal que ajuda as pessoas, por exemplo, a terem um envelhecimento mais saudável.

“Quando consideramos a atividade física do dia a dia, é importante que alongamentos sejam realizados antes e depois das atividades”, afirmou o educador físico Paulo Henrique Guerra, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para o portal Saúde Brasil.

O importante, segundo o especialista, é que os alongamentos sejam feitos de forma prazerosa e relaxante. Colocar uma música que goste pode tornar o momento ainda mais agradável.

O alongamento é essencial para manter ou desenvolver a flexibilidade. Além disso, a prática contínua aumenta o bem-estar emocional, melhora a estética, o condicionamento. Adicionalmente, dota a pessoa de uma atitude positiva, tornando-a menos suscetível a dores físicas. Segundo pesquisa publicada na revista Corpus et Scientia, pessoas que se alongam têm uma atitude mais positiva e são menos suscetível a dores físicas.

Tipos de alongamento

Existem vários tipos de alongamento. Os mais tipos mais comuns são:  

  • Estático: os exercícios são feitos com o corpo em repouso. Fica-se em uma posição por determinado tempo alongando músculos e tendões.
  • Dinâmico: ocorre a introdução de pequenos impulsos. São realizados movimentos leves e repetidos.

Dicas para começar a se alongar:

  • Nunca é tarde para começar;
  • Alongue-se sempre que puder, em vários momentos do dia. Aquela pausa para o alongamento no trabalho, nos afazeres domésticos e até mesmo nas horas de lazer são diferenciais;
  • Procure relaxar enquanto se alonga;
  • Respeite os limites do seu corpo. Evite a dor ou desconforto excessivo durante os exercícios;
  • Você vai notar os benefícios para a flexibilidade em médio e longo prazo;
  • Respire de forma lenta. Inspire pelo nariz e expire pela boca;
  • Melhore o momento com uma música de sua preferência.