Cecê: descubra o que causa mau cheiro nas axilas
Uso de sabonetes antibacterianos podem ajudar na eliminação do odor; veja outras dicas
O mau cheiro nas axilas, conhecido popularmente como “cecê”, é gerado por bactérias e às vezes mesmo com o uso de desodorantes, esse mau odor persiste. Isso pode estar acontecendo pela forma que você cuida e lava seu corpo.
A médica e especialista em estética, Fernanda Nichelle, em entrevista à Folha de São Paulo, explica que há uma doença chamada de bromidrose que consiste na contaminação de bactérias com o local de suor, sendo, então, normal suar e essa transpiração se misturar com as ações dos microrganismos. A especialista também sugere, o uso de sabonetes antimicrobianos para ajudar na eliminação do mau cheiro.
A palavra “cecê”, que tem como significado “cheiro de corpo” pelo dicionário, começou a ser usada depois de uma propaganda sobre sabonetes utilizar ‘’BO’’ (body odor = odor corporal) em suas campanhas, e quando essa divulgação chegou no Brasil, teve sua tradução alterada para “cecê”.
Essa história completa está disponível em “Nada de ‘C. C. Comigo!: Publicidade e Consumo de Produtos de Higiene no Brasil Moderno”, texto escrito pela pós-doutoranda em Ciências, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Elizabete Mayumy Kobayashi.
Se você é uma das pessoas não sofre com esse mau cheiro, mas ainda se incomoda com as marcas de suor deixadas em suas camisetas, é indicado investir em um antiperspirante ou antitranspirante, que tem a mesma função e irão segurar a transpiração do corpo durante um bom tempo.