Como incluir ora-pro-nóbis na alimentação? Veja os benefícios da PANC

Como incluir ora-pro-nóbis na alimentação? Veja os benefícios da PANC

A erva parte das Plantas Alimentícias Não Convencionais e traz benefícios à saúde

A ora-pro-nóbis é uma trepadeira nativa da flora brasileira que faz parte das Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou também conhecidas como PANCs. Esse grupo é conhecido por crescer em diversas partes do país e pela grande lista de benefícios para a saúde.

A nutricionista Andreia Soares explicou à revista Casa e Jardim que a ora-pro-nóbis é repleta de proteína vegetal e fibras, sendo uma boa opção para os veganos e vegetarianos. Outra vantagem de ter a planta na alimentação é a capacidade antioxidante que ela tem, ajudando a diminuir o colesterol LDL (colesterol ruim), a controlar os triglicerídeos e a produzir colágeno.

A planta ainda auxilia nas unhas, nos cabelos e na pele. Além disso, a PANC tem fibras que ajudam a promover um ambiente favorável para as bactérias benéficas no intestino.

Suzana Camacho Lima, coordenadora de pós-graduação dos cursos de Nutrição do Senac EAD, explicou que a PANC tem um cultivo simples. “Como as folhas são suculentas, e possuem mucilagem, podem ser usadas na produção de farinhas, que podem ser incluídas em massas alimentícias como o macarrão, incrementada em saladas, refogados, tortas, etc. Pode ser consumida tanto cozida como crua”.

Para minimizar as perdas de nutrientes no cozimento, a ora-pro-nóbis pode ser consumida crua. No entanto, também é possível fazê-la a vapor ou refogada, acrescentando a PANC em outras receitas, como tortas, pães, biscoitos, recheios e outros. A planta ainda é uma opção para fazer chás e sucos, sem  qualquer contraindicação.

Beatriz Castro