Dengue: quais são os principais sintomas da doença?

Dengue: quais são os principais sintomas da doença?

O tratamento precoce pode ajudar a evitar complicações graves e reduzir o risco de morte associado à doença

Segundo informações do Ministério da Saúde, certos sintomas exigem atenção especial, indicando possíveis complicações da dengue. Estes incluem dor abdominal intensa e persistente, vômitos contínuos, acúmulo anormal de líquidos, sangramento de mucosas e irritabilidade.

Esses sinais são frequentemente relatados pelos pacientes afetados pela doença, sendo que a duração típica dos sintomas é de cerca de sete dias, mas também existem casos assintomáticos, onde a pessoa infectada não apresenta sinais evidentes da doença.

A febre alta é um dos sintomas mais comuns, geralmente acompanhada por outros sintomas como dores no corpo e atrás dos olhos. A manifestação desses sinais pode variar de pessoa para pessoa, mas a febre persistente é um indicativo importante da infecção pelo vírus da dengue.

É importante observar atentamente os sintomas da dengue e procurar assistência médica se houver sinais de agravamento, como sangramento ou dor abdominal intensa.

A conscientização sobre os sintomas da dengue é fundamental para permitir que as pessoas reconheçam os sinais de alerta e busquem cuidados médicos adequados. A prevenção e o manejo eficaz da dengue dependem da identificação precoce dos sintomas e da intervenção médica oportuna.

Para ler a matéria completa, acesse este link.