Desidratação: veja principais sintomas e como evitar
Mesmo com as indicações da OMS, nosso corpo pode precisar de maiores quantidades de líquidos em dias quentes
Podendo ter como sintoma a sede excessiva e sensação de fraqueza, a desidratação ocorre quando o nosso organismo começa a sentir que falta água em nosso corpo e começa a reagir com uma série de problemas e sintomas.
A exposição prolongada aos raios solares pode acarretar na desidratação, diarréia e vômito são capazes de piorar esses casos e podem variar de acordo com o grau de gravidade do quadro apresentado.
Entre os sintomas da desidratação, estão:
- A irritabilidade, que é muito comum em bebês e é causado pelo desequilíbrio dos eletrólitos.
- O cansaço excessivo também é um sinal, pois o nosso corpo sente a falta de líquidos e começa a sentir fraqueza gerada pela eliminação de eletrólitos como o sódio, potássio e cálcio que são essenciais para o organismo. Sem eles, nosso corpo fica cansado e a fadiga muscular pode aparecer.
Além de se manter hidratado, é importante não se desesperar quando um desses sintomas começar a aparecer, pois o consumo de água em excesso pode fazer mal e provocar o desequilíbrio dos eletrólitos, que são os minerais presentes em nosso sangue. Preste atenção se esse sintoma vem acompanhado de outros como mudança de cor na urina e boca seca.
A PROTESTE preparou uma matéria completa apresentando todos os riscos que a desidratação pode causar à saúde, leia a reportagem neste link.
Devido as altas temperaturas que irão atingir o país a partir da próxima semana, a PROTESTE preparou um vídeo para te ajudar a lidar com esses dias de calor extremo: