Comer bem nas festas de fim de ano é possível

Comer bem nas festas de fim de ano é possível

Para aproveitar as festas de fim de ano e ter uma alimentação saudável, você não precisa se privar das boas comidas e bebidas

Com a chegada das festas de fim de ano, começam também as refeições fartas e calóricas. Mas sabia que é possível ter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano sem se privar de boas comidas e bebidas? Para isso, basta fazer as escolhas certas e moderar na quantidade. E há muitas opções para manter as refeições saudáveis e saborosas!

Uma das formas de economizar calorias é trocando alguns ingredientes em suas receitas. Desse modo, uma das dicas é substituir uso de um ovo por duas claras. Essa simples mudança pode reduzir o colesterol e resultar no mesmo resultado do sabor.

Experimente também o caldo de legumes com baixo teor de sódio no purê de batatas para adicionar sabor e reduzir a adição de manteiga ou margarina. Além disso, há a opção de utilizar iogurte sem gordura nos molhos, substituindo o creme de leite ou maionese.

As amêndoas fatiadas ou em lascas também funcionam como uma cobertura deliciosa e crocante no lugar de alimentos fritos. Tenha ainda a consciência de escolher queijos com pouca gordura ou sem gordura para saladas e aperitivos.

Na hora das compras, opte por muitos produtos frescos, incluindo batata doce, abóbora, brócolis, cenoura e grão de bico. Abuse das frutas frescas, como maçãs, morangos, uvas e peras, que combinam com as saladas e como acompanhamentos.

Como ter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano

No entanto, se você for convidado em um jantar ou outra reunião e não é o responsável pelo preparo das comidas, considere estas dicas para manter sua noite saudável. Tente começar o dia com uma pequena refeição que inclui grãos integrais, frutas, vegetais e algum tipo de proteína magra.

Além disso, antes do evento, faça uma pequena refeição ou lanche. Desse modo, evitará chegar com muita fome, o que pode levar a comer demais. Também evite começar a comer logo que chegar e evite sentar perto do buffet. Aproveite para socializar e curtir o evento. Fique atento ao que escolher, saboreie os alimentos que realmente gosta e deixe passar aqueles que você não faz tanta questão.

Em relação às bebidas, satisfaça sua sede bebendo água primeiro. Se você optar por bebida alcoólica, o consumo moderado indicado é de uma bebida por dia para mulheres e até duas bebidas para homens.