Exercícios: um tipo para cada fase do ciclo menstrual

Exercícios: um tipo para cada fase do ciclo menstrual

É importante entender as fases do ciclo menstrual, para saber de que forma elas influenciam a prática de exercícios, já que podem alterar a disposição da mulher

Os resultados de uma rotina de exercícios pode depender de diversos fatores, como alimentação e genética. Para as mulheres, porém, há um fator a mais que pode fazer a diferença na malhação: ciclo menstrual.

Isso acontece porque, dependendo da fase do ciclo, o corpo feminino passa por algum tipo de influência no que merece atenção. No início do ciclo menstrual, por exemplo, a mulher tem mais motivação e melhor desempenho nas atividades físicas, segundo o portal Minha Vida.

A endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Carla Tamanini Ferrari, ressalta, no entanto, que não é preciso parar as atividades em nenhuma fase do ciclo, apenas se as mulheres se sentirem indispostas, cansadas ou com muitas dores.

Assim, é importante que as mulheres entendam como o próprio organismo funciona e dessa forma consigam aproveitar cada período do seu ciclo menstrual para treinar melhor e usar os benefícios dos exercícios a seu favor.

Exercícios nas diferentes fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual normal costuma durar entre 25 e 35 dias, com uma média global de 28 dias. Ele é dividido em duas fases principais: a fase folicular, que vai até o dia da ovulação, e a fase lútea, que vai até depois da ovulação. Em cada uma delas, o corpo responde de um jeito em relação aos hormônios, e isso pode afetar diretamente a prática de exercícios físicos.

Durante a menstruação
Durante a menstruação

Cada paciente apresenta uma duração e fluxo menstrual, que vão do primeiro ao quinto dia do ciclo. No entanto, como nessa fase a produção de estrogênio e progesterona ainda é baixa e a mulher está sofrendo com a menstruação e as cólicas, o ânimo para treinar geralmente é menor.

“Por isso, aproveite este período para os treinos regenerativos, quando você pode pegar mais leve sem perder o ritmo. Neste caso, os exercícios leves são recomendados até mesmo para reduzir o desconforto abdominal”, aconselha Carla.

Neste caso, os exercícios leves são recomendados até mesmo para reduzir o desconforto abdominal

Pós-menstruação

Em geral, nos seis dias que sucedem a menstruação, até o 12º dia, há um aumento progressivo dos níveis de estrogênio e uma maior liberação de noradrenalina no corpo da mulher. Esses fatores aumentam a motivação e melhoram o desempenho nas atividades físicas. Por isso, esse é o momento ideal para investir pesado nos treinos, seja de resistência (musculação, pilates) ou mesmo aeróbicos, como corrida e spinning.

Fase ovulatória ou período fértil

Na fase ovulatória ou período fértil (do 12º ao 22º dia), ocorre o rompimento do folículo e a liberação do óvulo para as tubas uterinas. Segundo a especialista, o início dessa fase é marcada por uma leve queda na capacidade de força e coordenação.

Entretanto, não é necessário diminuir os treinos. Neste período, a recomendação é para apenas pegar um pouco mais leve do que na fase anterior.

Depois da ovulação

Pouco tempo depois (16º a 24º dia), os níveis de estrogênio aumentam novamente e, com eles, cresce também o número de neurotransmissores relacionados ao bem-estar. Portanto, essa é a fase do ciclo menstrual em que a mulher tem maior disposição e força para os exercícios mais intensos, tanto resistivos como aeróbicos.

Na TPM (tensão pré-menstrual)

A TPM ocorre geralmente entre o 14º e o 28º dia. Nessa fase, os hormônios femininos começam a reduzir gradativamente sua concentração no organismo (o que pode acontecer já do 14º ao 28º dia). “Nesta fase, temos a queda da progesterona junto com o estrogênio – isso sempre acontece em 14 dias”, explica Carla.

Nesta fase, temos a queda da progesterona junto com o estrogênio – isso sempre acontece em 14 dias

Além da queda de energia, é comum que neste período ocorram dores nos seios, irritabilidade, dores de cabeça, retenção de líquidos e prisão de ventre. Portanto, a depender da intensidade dos sintomas, é necessário realizar treinos mais leves, como alongamento e yoga.