Feijão preto: descubra como prepará-lo de um jeito especial!

O feijão é um dos principais ingredientes da alimentação dos brasileiros; para variar o cardápio e incluí-lo no prato de outras formas, a PROTESTE selecionou receitas diferentes e saborosas, confira!

Você sabia que o Brasil é o maior produtor e consumidor de feijão do mundo? De acordo com os dados da última Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), o consumo desta leguminosa, per capita, gira em torno de 182,9 g/dia. 

Quer saber quais foram os resultados do teste da PROTESTE com as principais marcas de feijão preto? Confira!

Normalmente, a combinação mais comum do grão é com arroz, que, além de ser um prato tradicional e saboroso, é uma das formas mais saudáveis de consumo da leguminosa, já que o feijão é rico em aminoácidos, especialmente a lisina, porém limitado no aminoácido metionina. Já o arroz é o contrário. 

“Por esse motivo, essa dupla é essencial para alcançar o consumo de todos os aminoácidos que o corpo precisa diariamente. A proporção ideal é de 3 porções de arroz para 1 de feijão, ou seja, para cada colher de feijão, deve-se consumir 3 de arroz”, explica Fernanda Tavareira, especialista da PROTESTE. Segundo ela, o consumo do feijão é importante para prevenir e tratar a anemia ferropriva e contribuir para o ganho de massa corporal, devido ao elevado conteúdo de ferro e de proteínas, respectivamente. 

Veja os resultados dos nutrientes que encontramos nas principais marcas de feijão 

Feijão preto: como preparar?

Primeiro tenha atenção ao comprar. O ideal é escolher o feijão do tipo 1, pois possui uma melhor qualidade. Além de verificar a sua validade e eventuais problemas de armazenamento (presença de insetos, perfurações no pacote ou mofo). Em casa, armazene o feijão num local fresco, limpo e seco.

O ideal é deixar os grãos de molho, independentemente da receita. “Deixar o feijão de molho de um dia para o outro antes de cozinhá-lo, não só reduz o tempo de cozimento, como também elimina os fitatos, taninos e oligossacarídeos não digeríveis presentes nos grãos, que são antinutrientes que dificultam o processo digestivo”, explicou a especialista. 

Segundo ela, a água do remolho deve ser descartada. Vale ressaltar que esse processo pode levar à perda de alguns nutrientes. “A PROTESTE avaliou somente os grãos de feijão cru, mas é possível encontrar na literatura algumas informações. O fato de deixar o feijão de molho antes do cozimento não influencia na quantidade de proteínas, carboidratos e fibras. Porém, existem relatos de perda de micronutrientes com o descarte da água. Apesar disso, os nutrientes que não são perdidos apresentam maior biodisponibilidade, ou seja, sua absorção pelo organismo se torna maior”, disse Fernanda. 

Anote as receitas com feijão preto

Além do preparo tradicional, que vale para qualquer tipo de feijão, confira duas receitas diferentes para variar seu cardápio sem abrir mão do ingrediente!

Feijoada vegetariana

Após preparar o feijão preto, refogue e cozinhe alguns legumes em outra panela. Quando os vegetais estiverem “al dente”, adicione o feijão, sal a gosto e louro. 

Os vegetais usados neste preparo, que leva 1 quilo de feijão preto, devem ser cortados em cubos médios. Veja como fazer:

  • cebolas picadas (2 unidades)
  • berinjelas (2 médias)
  • abobrinhas (2)
  • 1 pimentão vermelho e 1 amarelo
  • 100 gramas de vagem
  • 2 cenouras grandes
  • 4 batatas

Na panela, refogue a cebola em um pouco de óleo ou azeite. Em seguida, adicione a berinjela, a abobrinha, os pimentões, a vagem, a cenoura e as batatas cortadas em cubinhos. Adicione sal e temperos, como pimenta e páprica, a gosto. Acrescente um pouco de água para o cozimento.

Hambúrguer de feijão preto

Coloque o feijão cozido (sem caldo) em uma vasilha. Amasse com um garfo e adicione cebola, alho, orégano, suco de limão, azeite, salsinha picada, sal e pimenta a gosto. Depois acrescente aveia em flocos finos e farinha de arroz, até a massa ficar modelável.

Modele no formato de hambúrgueres e frite em uma frigideira antiaderente, com um fio de óleo, em fogo médio, até os dois lados ficarem dourados. A quantidade de ingredientes sugeridos para esse preparo é:

  • 1 xícara de feijão preto cru
  • 1/3 de xícara de cebola picada
  • 2 dentes alho médios
  • 1 colher de orégano desidratado
  • 2 colheres de azeite
  • 1/2 xícara de salsinha picada
  • 1 colher de suco de limão
  • sal e pimenta moída a gosto
  • 1/3 de xícara de aveia em flocos finos
  • 1/3 de xícara de farinha de arroz

* as medidas são de xícara de chá e colher de sopa.

“Nada melhor do que acompanhar esses pratos elaborados a partir do feijão preto com arroz, tanto pelo ponto de vista nutricional, quanto pelo paladar”, destacou Fernanda.

Quer conhecer os resultados do teste sobre os diversos tipos de arroz, elaborado pela PROTESTE? Confira!

Quer saber os resultados de outros produtos? SEJA ASSOCIADO arrow_right_alt