Veja o que a PROTESTE descobriu sobre o hambúrguer vegano

Veja o que a PROTESTE descobriu sobre o hambúrguer vegano

O hambúrguer vegano está chamando a atenção de veganos, vegetarianos e flexitarianos. Saiba mais sobre esse tipo de proteína vegetal.

Você já comeu um hambúrguer vegano? Essa alternativa saborosa para quem não come carne vermelha tem feito cada vez mais sucesso entre aqueles que não consomem nada de origem animal.

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

Caso você pense que hambúrguer vegano é sinônimo de sem sabor, isso é um mito! Até mesmo consumidores de carne estão aderindo a essa opção. Quer saber mais sobre o assunto? Confira tudo que a PROTESTE descobriu sobre o hambúrguer vegano!

Entenda o aumento da procura por proteínas vegetais

Nos últimos anos, o mercado de proteínas vegetais cresceu de forma considerável. Também conhecida como plant based, a carne vegetal é uma opção tanto para ovolactovegetarianos e vegetarianos como também para veganos. Porém, a diversidade e a qualidade dos sabores fazem sucesso entre todos os públicos, independente das restrições alimentares.

Todo esse sucesso, no entanto, não é apenas pelo sabor: as proteínas vegetais possuem diversos benefícios. Substituir a carne animal por alimentos plant based diminui a emissão de gás carbônico e também o uso de água, impactando de forma positiva o meio ambiente e contribuindo para um mundo mais sustentável. 

Quem busca uma vida mais saudável e equilibrada, incluindo mais nutrientes, fibras e minerais, também anda de olho em opções como o hambúrguer vegano. Por essas e outras, é importante estar por dentro de tudo o que as proteínas vegetais oferecem e como escolher as melhores opções.

Dica: Suplemento multivitamínico: o que é e para quem é indicado?

O que é o hambúrguer vegano?

Como o próprio nome diz, o produto é feito com verduras, legumes, tubérculos, leguminosas e óleos vegetais. Há uma diversidade grande de tipos de hambúrgueres veganos, por isso também é possível ter vários sabores.

Para ser uma base vegetal para hambúrguer, é importante que o alimento tenha boa quantidade de proteínas bem como de aminoácidos não essenciais, próxima a da carne bovina, para que seja de fato um substituto nutricional equilibrado. A soja, ervilha, arroz e lentilha são as mais utilizadas. Porém, também é possível encontrar hambúrguer vegano feito com aveia, grão de bico, quinoa, castanhas, espinafre, tofu e até mesmo caju, espinafre e beterraba.

Apesar de poder ser feito de modo artesanal, é possível encontrar hambúrguer vegano na prateleira de um supermercado, não só de marcas totalmente plant based, mas também de grandes empresas que comercializam alimentos com carne animal. As linhas de produtos vegetais estão ganhando cada vez mais espaço e produtos.

Economize mais de 2.000 reais por ano. Clique agora!

Aspectos nutricionais do hambúrguer vegano

De acordo com a comparação realizada pela PROTESTE entre hambúrguer vegetal e hambúrguer tradicional bovino, um hambúrguer bovino possui, em média, 14g de proteína e 12g de gorduras totais

A quantidade proteica é relativamente equivalente: o hambúrguer vegano possui 11g de proteína e 10g de gorduras totais, em média. Vale ressaltar que as proteínas de origem vegetal são consideradas de baixo valor biológico, pois não apresentam todos os aminoácidos essenciais e ainda assim, possuem uma quantidade inferior de aminoácidos essenciais comparados aos de origem animal.

Os aminoácidos essenciais fazem parte de um grupo de moléculas orgânicas que o corpo não é capaz de produzir naturalmente. Eles são obtidos por meio dos alimentos ou da suplementação e são fundamentais para a formação das proteínas.

Entre as fontes de proteína vegetal, destacamos a soja, ervilha, arroz e lentilha. Ainda que sejam consideradas de baixo valor biológico, a combinação de diferentes vegetais na mesma refeição (por exemplo, leguminosas e cereais) faz com que os aminoácidos essenciais se complementem tornando-se completos, como acontece com o arroz com feijão.

Apesar de alguns valores aproximados, outros fatores apontados pela pesquisa da PROTESTE observaram que o hambúrguer vegano é uma opção mais saudável. O grande diferencial é a quantidade de fibras (3g). A quantidade de sódio (400mg) e de aditivos alimentares é menor também. Além disso, o hambúrguer vegano contém gorduras poli (3g) e monoinsaturadas (2g), que são as gorduras benéficas para organismo.

Dica: Óleo vegetal: tipos, para que serve e como utilizar

Quais as diferenças entre o hambúrguer vegano e o hambúrguer bovino?

Que o hambúrguer vegano pode ser mais nutritivo e saudável, você já percebeu! Porém, há mais diferenças que precisam ser consideradas antes de levar o seu hambúrguer vegano para casa. Um dos fatores mais importantes para o consumidor é o preço nesse caso, a proteína vegetal ainda pesa no bolso. A média de preço de uma porção de 80g de um hambúrguer vegano é de R$8,07, enquanto a opção bovina é de R$2,56, uma diferença muito grande na conta final do mercado.

O hambúrguer vegano também pode ser menos calórico, o que faz diferença na vida do consumidor que deseja perder peso ou precisa seguir dietas restritivas e com alto consumo de proteína.

Nós comparamos a tabela de informação nutricional (porção de 80 g) de oito marcas de hambúrguer tradicional bovino com as concentrações médias (por porção de 80 g), obtidas em laboratório, dos lotes testados das marcas de hambúrguer vegetal. Veja o resultado:

Veja o que a PROTESTE descobriu sobre o hambúrguer vegano

Como escolher um hambúrguer vegano?

Você quer incluir o hambúrguer vegano na sua alimentação? Alguns critérios devem ser considerados na hora de escolher o produto: saudabilidade (verificação da presença de nutrientes relevantes e aditivos que não prejudiquem a sua saúde), consumo seguro (avaliação das informações contidas no rótulo, comparação da quantidade dos nutrientes obtidos no laboratório com a quantidade informada nas tabelas nutricionais) e conveniência (análise da praticidade da embalagem, além das opções do modo de preparo).

Os associados PROTESTE têm acesso ao nosso teste comparativo com as seis principais marcas de hambúrguer vegetal do mercado, com todos os critérios de avaliação explicados. Vale destacar que tivemos uma ótima surpresa com relação à saudabilidade das marcas testadas. Vale a pena conferir! Seja um associado agora mesmo!

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

Como preparar um hambúrguer vegano?

Quer preparar um hambúrguer vegano na sua casa? Há várias maneiras de deixá-lo delicioso e saudável ao mesmo tempo. Uma das formas mais práticas é o grelhado, que pode ser feito em um aparelho grill ou até mesmo em uma frigideira antiaderente, sem utilizar óleo.

O hambúrguer vegano também pode ficar uma delícia e sem perder a crocância e sabor na air fryer. Também é possível prepará-lo no forno convencional ou elétrico

Para incrementar seu hambúrguer vegano, que tal testar alguns molhos? Você pode fazer uma maionese vegana de ervas, molho tártaro, entre outros. A sua criatividade é o limite!

Dica: Confira as dicas para uma alimentação saudável no verão

Tenha uma vida mais saudável com a PROTESTE

Já imaginou ter acesso às principais novidades dos assuntos mais importantes sobre alimentação, saúde e bem-estar? Então o seu lugar é aqui na PROTESTE! Estamos há 20 anos no Brasil empoderando o consumidor na busca e defesa de seus direitos. 

Tanto em nosso canal do Telegram quanto pelo App PROTESTE, você recebe diariamente matérias não só sobre alimentação, mas também sobre saúde, tecnologia, economia doméstica, consumo consciente, direito do consumidor e muito mais! Tudo de forma acessível, com conteúdo de qualidade e na palma da sua mão.

Para aproveitar ainda mais benefícios, você pode ser um associado PROTESTE! Além dos conteúdos exclusivos da Revista PROTESTE, nossos associados contam com testes comparativos de produtos e serviços para escolher a opção com o melhor custo-benefício, acesso completo ao canal Reclame, para enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto  ou serviço, intervenção extrajudicial, auxílio de especialistas em direito do consumidor, clube de benefícios e muito mais! Clique aqui e se torne um associado da PROTESTE agora mesmo!

Fernanda Taveira

Fernanda Taveira

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ