Gravidez silenciosa: Casos podem ser mais comuns do que você imagina

Gravidez silenciosa: Casos podem ser mais comuns do que você imagina

O quadro das grávidas silenciosas é complexo e varia de pessoa para pessoa, mas alguns pontos podem ser considerados

Situações de gravidez inesperada não são incomuns, como o caso da fã da cantora norte-americana Taylor Swift, que deu à luz durante o tão aguardado concerto. 

Maria Eduarda Lopes, a jovem que vivenciou essa experiência, disse, para o portal G1, que começou a sentir desconforto no dia do evento, inicialmente pensando tratar-se de cólicas, pois não houve mudanças em seu ciclo menstrual; ela estava, inclusive, menstruada no dia do espetáculo.

O quadro das grávidas silenciosas é complexo e varia de pessoa para pessoa, mas alguns pontos podem ser considerados. Muitas gestantes não apresentam sintomas típicos como enjoos, inchaços e dores de cabeça. 

Algumas mulheres inconscientemente negam a possibilidade de estar grávidas, interpretando sintomas como problemas gastrointestinais.

O atraso na menstruação é um sinal clássico da gravidez, mas mulheres com ciclos irregulares podem não perceber. Além disso, pequenos sangramentos podem ocorrer, sendo confundidos com menstruações. O crescimento da barriga, questionado em casos de gravidez silenciosa, é mais perceptível em mulheres obesas, enquanto em mulheres magras, a musculatura abdominal forte pode impedir a percepção do crescimento uterino.