Por que ler os rótulos dos industrializados é fundamental?

Por que ler os rótulos dos industrializados é fundamental?

Saber identificar o que está escrito nas embalagens dos alimentos é o caminho para uma alimentação mais saudável

É através dos rótulos dos alimentos industrializados que o consumidor identifica o que irá comer. Os alimentos ultraprocessados possuem um número elevado de ingredientes. Em geral, com nomes pouco familiares e não usados em nossas cozinhas.

Para Paula Johns, socióloga e diretora da ACT Promoção da Saúde, os rótulos dos alimentos são fundamentais para ajudar as pessoas a fazerem a melhor escolha. “É pelos rótulos que podemos saber se o produto contém nutrientes como sal, açúcar, gordura, aditivos, corantes, adoçantes artificiais e/ou nutrientes que possam causar alergia em grupos específicos”, alertou Paula ao portal Saúde Brasil.

Clique aqui para ler esta matéria: Incremente o bacalhau no natal com essa receita surpreendente

Atenção às informações em destaque nos rótulos

Além disso, o rótulo também é uma ferramenta de marketing. É importante que o consumidor esteja atento a informações em destaque na embalagem. Assim, dizer que um alimento é “zero açúcar”, “livre de gorduras trans”, “natural”, “caseiro”, “igual ao da vovó” não significa que o produto seja realmente saudável.  

Portanto, observe se açúcar, sal ou gordura aparecem como primeiros da lista. Esse é um sinal de alerta. Pois significa que o produto tem mais desses ingredientes do que qualquer outro componente.

Para isso, é preciso verificar a presença de nutrientes críticos como sal, açúcar e gorduras em quantidades excessivas. Portanto, na hora das compras, o mais indicado é optar por produtos in natura e minimamente processados. O ideal é sempre descascar mais e desembalar menos.

Como calcular o valor diário de uma tabela nutricional?

O percentual de valor diário é calculado com base no tamanho da porção recomendada para consumo. Por isso, na hora de comparar os produtos, observe se a porção de referência é a mesma. Caso não seja, é necessário fazer uma conta para comparar a quantidade de nutrientes que a tabela está informando.

Para escolher o iogurte, queijo ou pão mais adequado a saúde da família, verifique a tabela nutricional de alimentos similares. Dessa forma, escolha os que possuem baixos Valores Diários (%VD) para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio. E alto %VD para as fibras alimentares. Essas são indicações do Manual de Orientação aos Consumidores da Anvisa.

A tabela nutricional é a parte que indica o quanto aquela porção do alimento contribui para atingir as recomendações nutricionais diárias. Por exemplo, no caso de nutrientes como gordura saturada e sódio, quanto maior esse valor, pior a qualidade nutricional do produto. Da mesma forma, os alimentos com percentual maior %VD para fibra, indicam que o produto tem valor nutricional melhor.

Veja o que significa cada item do rótulo da Tabela de Informações Nutricionais, segundo o portal Saúde Brasil:

Tabela de informações nutricionais segundo o portal Saúde Brasil: Valor energético: é a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ). Carboidratos: são os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral. Proteínas: são componentes dos alimentos necessários para a construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. São encontrados nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha). Gorduras totais: as gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. Referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal. Gorduras saturadas: tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. Como carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte. Gorduras trans ou Ácidos graxos trans: tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados. Margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, salgadinhos prontos, produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. Fibra alimentar: está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia o funcionamento do intestino. Sódio: está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados como salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura.