Você está pronto para enfrentar uma semana marcada por tempo severo no Rio Grande do Sul? Chuvas torrenciais, ventos intensos, raios e até granizo devem atingir quase todo o estado nos próximos dias. Se você mora na região, é essencial redobrar os cuidados, acompanhar a previsão e se preparar para possíveis emergências.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, o nível mais grave na escala de perigos meteorológicos, válido das 15h de segunda-feira até as 23h de quinta-feira (19). Esse aviso abrange todas as regiões gaúchas e indica risco real de danos materiais, interrupções no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e até deslizamentos em áreas de risco.
Regiões mais afetadas
Segundo a Climatempo, os temporais serão mais severos nas regiões Oeste, Noroeste, Central e Sul do estado. A Fronteira Oeste e a Campanha Gaúcha devem enfrentar os maiores volumes de chuva já nesta segunda-feira. Essas áreas também podem registrar granizo e ventos com força de vendaval, exigindo atenção especial de moradores e motoristas.
Na terça-feira, a instabilidade continua firme. As chuvas seguem fortes, com possibilidade de alagamentos e quedas de árvores. As Missões e o Oeste Gaúcho estão entre as regiões mais vulneráveis aos efeitos do mau tempo. Esse padrão de instabilidade deve permanecer até o fim da semana, exigindo monitoramento constante da previsão.
Proteja-se e fique informado
Para garantir sua segurança e a da sua família, mantenha-se atualizado na previsão por meio dos canais oficiais de meteorologia e defesa civil. Desligue equipamentos elétricos em caso de tempestades, evite áreas alagadas e tenha um plano de emergência. As informações são do G1.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.