Margarina ou manteiga: qual é a opção mais saudável?

Margarina ou manteiga: qual é a opção mais saudável?

É importante ficar atento aos prós e contras de cada opção

Margarina ou manteiga? Durante muito tempo a sociedade tem um debate sobre a melhor escolha para um estilo de vida saudável: manteiga, considerada mais natural, mas contendo gordura saturada e colesterol, ou margarina, industrializada e isenta de colesterol, embora possa conter gordura interesterificada, uma substituta da gordura trans. As informações são do portal Viva Bem, do UOL. 

Especialistas ainda não chegaram a um consenso, destacando que a escolha depende de preferências, necessidades nutricionais e objetivos de saúde. A manteiga é obtida do leite de vaca, podendo conter sal, enquanto a margarina é composta por água, óleos ou gorduras vegetais, entre outros ingredientes.

Apesar da percepção da manteiga como uma escolha mais natural, as recomendações atuais enfatizam moderação no consumo de gorduras saturadas. A Associação Americana do Coração, por exemplo, sugere limitar a ingestão de gordura saturada a menos de 6% das calorias totais. 

Até recentemente, a margarina era produzida por meio da hidrogenação de óleos vegetais, processo que criava gordura trans. Com a proibição da gordura trans no Brasil, métodos como a interesterificação têm sido utilizados para melhorar a textura e consistência da margarina, sem os riscos associados à gordura trans.