Nova onda de calor no Brasil: Especialistas explicam fenômeno

Nova onda de calor no Brasil: Especialistas explicam fenômeno

ma onda de calor é caracterizada pelo aumento de cinco graus acima da média por três a cinco dias

Meteorologistas preveem uma nova onda de calor nos próximos dias, menos intensa do que a registrada em novembro, que bateu recordes de temperatura em diversas regiões do país. As informações são do G1. 

Uma onda de calor é caracterizada pelo aumento de cinco graus acima da média por três a cinco dias. O Climatempo previu o calorão em 7 estados e no Distrito Federal entre 14 a 20 de dezembro, próximo ao início do verão em 22 de dezembro.

O fenômeno atingirá Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia, segundo o Climatempo. O Inmet emitiu um alerta que abrange 15 estados e o DF, com duração de 14 a 17 de dezembro.

O Climatempo divulgou as temperaturas previstas, variando entre 40°C e 42°C em algumas áreas, como Mato Grosso do Sul e leste do Mato Grosso. Cidades como Cuiabá, no entanto, já registraram máximas acima disso em outubro.

Especialistas explicam que, embora a onda de calor seja um fenômeno isolado, o verão será mais quente devido à influência do El Niño. Este fenômeno não ocorre há três anos, já que a última temporada foi marcada por La Niña, que suaviza as temperaturas extremas.