Problema para dormir no calor? Veja 9 dicas
No calor, o aumento da temperatura externa do corpo dificulta o equilíbrio interno
Com o Brasil enfrentando uma nova onda de calor, muitas pessoas se queixam de dificuldades para dormir, um problema crescente em temperaturas mais altas. Um estudo holandês revela um aumento de 11% nos distúrbios do sono a cada elevação de 1°C na temperatura externa, um percentual que dobra para 24% em ambientes internos. As informações são do jornal O Globo.
Pesquisas, como a da Universidade de Seul, na Coreia do Sul, associam o aumento do consumo de indutores do sono à elevação da temperatura. A ciência reforça a dificuldade de dormir em temperaturas altas.
A explicação para essa dificuldade em dormir reside na temperatura corporal, já que, para um sono adequado, além da escuridão, é crucial que a temperatura corporal diminua no início do repouso. No calor, o aumento da temperatura externa do corpo dificulta o equilíbrio interno, afetando a qualidade do sono.
Embora o organismo humano tenha um mecanismo natural para reduzir sua própria temperatura, essa mudança é sutil ao longo do dia e durante a noite, tornando difícil definir uma temperatura ideal para o início do sono.
Para enfrentar esse desafio, algumas dicas podem melhorar a qualidade do sono em dias quentes:
- manter-se hidratado;
- beber água fria para sensação de frescor;
- tomar banho frio antes de dormir;
- manter janelas abertas para ventilação;
- usar ar-condicionado ou ventilador;
- manter o ambiente umidificado;
- evitar exercícios noturnos;
- optar por roupas leves na hora de dormir;
- evitar o uso de telas, como celulares e tablets.
Essas práticas podem ajudar a tornar o sono mais confortável em épocas de calor intenso.