O que as mães devem comer na fase da amamentação?

O que as mães devem comer na fase da amamentação?

É muito importante que as mães mantenham uma alimentação saudável e equilibrada, além de se manterem sempre hidratadas

A fase da amamentação é fundamental para o desenvolvimento dos bebês. É nessa etapa que se iniciam os hábitos alimentares das crianças, pois elas podem sentir os sabores e aromas dos alimentos consumidos pela mãe. Por isso, é muito importante que as mamães cuidem bem da alimentação. Mas o que comer na fase da amamentação?

A dica é que as mulheres optem sempre por refeições saudáveis e equilibradas, evitando alimentos que podem causar impactos para o bebê. Também não podem esquecer de beber muita água! Isso ajudará o corpo a produzir leite materno com os nutrientes necessários para o bebê.

O que se deve comer e evitar na fase de amamentação?

Sucos de frutas naturais

O leite materno é composto em 80% por água, por isso é muito importante que a mulher beba muita água e se mantenha sempre hidratada. Uma das formas de repor os líquidos de maneira saudável e saborosa é optando pelos sucos de frutas. Escolha frutas ricas em água, como melancia e melão, por exemplo. Porém, um alerta: cuidado com o excesso! Você pode acabar ingerindo muitas calorias de uma só vez.


Água de coco

Outra forma de se manter hidratada na fase de amamentação é ingerindo água de coco. Além de ajudar a estimular a produção de leite materno, ela traz muitos benefícios e nutrientes como sódio e potássio, que ajudam a equilibrar os líquidos do corpo.

Sopa de legumes

É essencial que a mãe lactante cuide bem de sua alimentação, consumindo sempre muitos vegetais. Para quem busca uma forma prática de consumir nutrientes, as sopas de legumes são uma ótima opção. Elas contém bastante líquido e ajudam o corpo a metabolizar o leite materno com mais facilidade.

Alimentos integrais

Alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais, são fontes de bons carboidratos que vão garantir energia para a mãe e, através disso, colaboram para a produção de leite. Eles também estimulam o funcionamento do intestino e melhoram a digestão.

Alimentos ricos em ferro

Alimentos ricos em ferro são essenciais para quem está amamentando, pois o nutriente estimula a produção de hemoglobinas, que baixam significativamente depois do parto. Além disso, esses alimentos são importantes para saúde do bebê, pois previnem a anemia infantil. O ferro pode ser encontrado em alimentos como carnes magras, feijões e folhas verdes.

+Leia também:
– 6 motivos para não desistir da amamentação
– Mães de 1ª viagem: tiramos suas dúvidas sobre amamentação
– Saiba o que (não) fazer para produzir mais leite materno

O que deve não se deve comer durante a amamentação?

Alimentos ultraprocessados

As mamães devem evitar alimentos industrializados e ultraprocessados como enlatados, embutidos, refrigerantes, biscoitos e sorvetes. Esses alimentos são pobres de nutrientes, cheios de açúcares e gorduras saturadas. Desse modo, acabam atrapalhando a produção de leite.

Álcool

Mulheres em fase de amamentação não devem consumir álcool, já que ele é rapidamente metabolizado e absorvido pelo leite materno. esse modo, faz com que o leite tenha a mesma concentração de álcool que foi ingerida pela mãe. Com isso, o bebê também acaba consumindo a substância, mas não pode metabolizá-la. Além disso, o álcool desidrata a mãe, atrapalhando a produção de leite.

Alimentos ricos em cafeína

Alimentos ricos em cafeína como café, chá-verde e preto, refrigerantes de cola e energéticos devem ser evitados. Isso é recomendado porque a cafeína é um estimulante e pode atrapalhar o sono do bebê, deixando-o mais irritado. O ideal é tomar no máximo 2 xícaras de café por dia ou optar pelo café descafeinado.