Outubro continuará quente? Veja previsão do tempo
Segundo os meteorologistas haverá pouca chuva em outubro; veja detalhes
Mesmo com a queda de temperatura repentina e chuvas durante a tarde, o calor deve voltar a aparecer no mês de outubro. Segundo a previsão do tempo, isso acontecerá em decorrência do El Niño, que causa um aumento anormal da temperatura superficial do oceano Pacífico na altura da linha do Equador.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas irão ficar acima da média na maior parte do país. As informações são do jornal Metrópoles.
No Pará, Maranhão, Mato Grosso, Piauí e oeste da Bahia as temperaturas poderão chegar aos 29°C e ter chuvas com menos frequência, a sensação de calor deve ser entre 2°C a 3°C acima da média dos anos anteriores nas regiões Nordeste, Norte, Centro-oeste e Sudeste. Essas temperaturas poderão atingir o Distrito Federal e Goiás também.
Em outubro, a continuação da seca em parte do país permanece sendo uma preocupação. O Instituto Nacional de Meteorologia prevê baixas precipitações nas regiões Norte e Nordeste.
Ao norte da Amazônia e nos estados nordestinos, o volume de chuva esperado não passa dos 70 milímetros, porém, na faixa oeste e em algumas áreas do sul da região Norte, as chuvas podem ultrapassar um pouco a média histórica, com uma previsão de 140 mm.
O Sudeste e Centro-Oeste, principalmente no Mato Grosso do Sul, poderá ter um retorno gradual das chuvas, enquanto parte de Minas Gerais e São Paulo, terão volumes abaixo de 160 mm. Nas outras áreas do país, a precipitação também estará abaixo da média, com estimativa de 100 mm.