Por que guardar perfumes no banheiro é errado? Descubra o lugar certo

Por que guardar perfumes no banheiro é errado? Descubra o lugar certo

Mudanças de temperatura e umidade nos banheiros podem gerar alterações químicas

Guardar perfumes no banheiro é extremamente comum, mas o que muitos não sabem é que a prática pode prejudicar o produto. Devido às constantes mudanças de temperatura e umidade, o ambiente não é um lugar adequado para armazenar perfumes, segundo informações do UOL.

O produto é um conjunto de substâncias químicas diferentes e a degradação de um único componente desta mistura pode afetar o equilíbrio da composição aromática. A umidade e o calor do banheiro podem afetar negativamente os compostos químicos, alterando sua fragrância e reduzindo sua vida útil.

Caso ocorra alteração de cor ou cheiro do produto, o ideal é descartá-lo, mesmo que esteja dentro do prazo de validade, pois essa degradação pode gerar a formação de compostos irritantes ou alergenicos.

Qual é o local ideal para armazenar perfumes?

O ideal é optar por um ambiente fresco, escuro e seco, onde as oscilações de temperatura e umidade sejam pequenas, como por exemplo:

  • Cômoda: mantenha o produto afastado de fontes de calor, como lâmpadas ou aparelhos elétricos;
  • Armário ou gaveta: local em que o perfume não seja exposto à luz direta do sol e que não sofra com mudanças de temperatura;
  • Estante ou prateleira: onde não receba luz solar direta e permaneça em temperatura ambiente.