Tire todas as suas dúvidas sobre o sabonete íntimo feminino

Tire todas as suas dúvidas sobre o sabonete íntimo feminino

O sabonete íntimo feminino promete limpeza, remoção de resíduos sólidos e secreções e hidratação na região genital da mulher. Saiba quais são os cuidados com o produto.

Escovar os dentes, passar um creme na pele e pentear o cabelo. Além de tudo isso, no combo de cuidados que as mulheres precisam ter diariamente também entra a higienização da parte genital feminina. É nesse contexto que muitas mulheres costumam usar o sabonete íntimo, que, mais do que manter o local limpo e cheiroso, promete atuar na remoção de resíduos e secreções acumulados.

Mas, é preciso ter atenção. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária considera o sabonete íntimo um produto de risco 2, isso significa que ele contém características que exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, como informações de cuidados e modo e restrições de uso.  Ou seja, você precisa conversar com seu ginecologista antes de inserir o uso do produto na sua rotina. Você sabia disso?

Sem solução para o seu problema com uma empresa? Nós podemos ajudar. Faça a sua reclamação agora!

Neste artigo, vamos explicar todas as suas dúvidas sobre o sabonete íntimo, como o que é, como ele age no corpo da mulher e por que a ajuda de um ginecologista é essencial na hora de escolher o produto. Além disso, vamos dar dicas de como usar um sabonete íntimo feminino e mostrar alguns cuidados que você precisa ter ao adquirir o produto. Também vamos falar sobre o teste comparativo da PROTESTE, identificando os melhores e piores produtos do mercado.

Continue a leitura para conferir!

O que é sabonete íntimo feminino?

O sabonete íntimo feminino é um produto focado na higienização da região genital da mulher, que promete, além da limpeza, a remoção de resíduos sólidos e secreções que possam estar acumulados no local. Geralmente, produtos desta natureza vendem a promessa de cuidar do equilíbrio da região, mantendo a parte íntima do corpo da mulher livre de impurezas.

Esses produtos chegaram ao mercado no momento em que começou-se a falar bastante sobre a higienização da parte genital da mulher, visto que é uma região que costuma sofrer com impurezas provenientes de perda de urina, perda de sangue ou corrimento, por exemplo. Mas, é preciso ter cuidado: o sabonete íntimo pode alterar o pH e a microbiota da região, causando irritações e alergias.

Dica: Saúde da mulher: como ter uma vida mais saudável

Como o sabonete íntimo age no corpo da mulher?

Marcas que produzem sabonete íntimo feminino, geralmente, prometem três benefícios: limpeza, hidratação e proteção. Apesar dos quesitos limpeza e hidratação estarem quase óbvios em um produto como esse, é preciso ter atenção no que diz respeito à proteção e é nesse contexto que é fundamental entender como um sabonete íntimo age no corpo da mulher.

Para compreender isso, o primeiro passo é entender o que é pH. Você já ouviu falar nessa sigla? Basicamente, trata-se de uma escala que mede a acidez ou a alcalinidade de uma solução aquosa. O indicador varia entre 0 e 14, sendo que quanto mais próximo de zero, maior a acidez presente. A flora vaginal, vale dizer, é considerada uma região ácida, com o pH costumando variar entre 3,8 e 4,5.

Por isso, a indicação é utilizar o sabonete íntimo de acordo com a orientação feita pelo médico ginecologista. Isso porque o mau uso de um sabonete íntimo pode provocar alergias ou mesmo alterar o pH da região, aumentando o risco de doenças genitais. 

Além do mais, as necessidades do corpo de uma mulher são diferentes em cada fase da vida e conforme os hábitos que ela adota no dia a dia. Uma mulher que tem uma vida sexual intensa, por exemplo, pode precisar manter a região vaginal mais ácida, enquanto o foco de uma mulher que está na menopausa deve ser a hidratação.

Economize mais de 2.000 reais por ano. Clique agora!

Qual é a importância do ginecologista na hora de escolher o sabonete íntimo feminino?

Se todos esses fatores precisam ser levados em conta na hora de escolher um sabonete íntimo e até mesmo para saber se esse produto deve ser mesmo inserido na sua rotina, o que fazer então? A resposta é: contar com a ajuda de um profissional de saúde. Seu ginecologista deve ser consultado antes de você começar a usar um sabonete íntimo no seu dia a dia.

Isso porque o profissional vai conhecer seu histórico de saúde, tendo clareza sobre quais substâncias podem causar alergia, por exemplo, e orientando sobre o uso adequado do produto. Além do mais, só o ginecologista tem competência técnica para indicar qual produto é mais adequado para o seu corpo e para as necessidades do seu organismo, diante das mudanças que falamos no tópico anterior.

Um profissional de saúde é capacitado para analisar e compreender a formulação desse tipo de produto, identificando quais opções são mais recomendadas para o período da vida em que a paciente se encontra. E, aqui, vale dizer: muitos ginecologistas sequer recomendam o uso de um sabonete íntimo feminino, considerando o uso de um sabonete neutro suficiente para manter a região limpa, hidratada e livre de impurezas.

Dica: Suplemento multivitamínico: o que é e para quem é indicado?

Como usar o sabonete íntimo feminino?

Se você foi para uma consulta com o ginecologista e o uso do sabonete íntimo foi recomendado pelo profissional, vale a pena ter atenção em relação a algumas dicas de uso, que podem deixar sua relação entre o produto e seu corpo muito mais saudável. Confira abaixo as principais delas!

Respeite o prazo de validade

A orientação vale para qualquer produto, mas é sempre bom lembrar que o prazo de validade não existe por acaso. Ele serve para atestar até quando um produto está em condições de uso e, por isso, respeitá-lo é fundamental para garantir que o sabonete íntimo vai cumprir a função prometida no seu organismo, sem causar danos como alergias ou irritações.

Mantenha a embalagem fechada e em ambiente arejado

Mesmo que o produto esteja dentro da data de validade, ele pode sofrer deterioração se for mantido aberto ou em um ambiente em condições inadequadas — na janela do banheiro onde o sol bate diretamente, por exemplo. Por isso, não se esqueça de vedar bem a embalagem e manter o produto em ambiente adequado.

Guia do Direito do Consumidor. Conheça seus principais direitos. Leia aqui!

Siga as recomendações do profissional de saúde

Mesmo que, na embalagem do produto, a recomendação de uso seja de uma determinada forma, é imprescindível seguir a recomendação do seu ginecologista, tanto no que diz respeito à escolha do produto, quanto em relação à frequência, por exemplo. O recomendado pelos profissionais de saúde, inclusive, geralmente é que o sabonete íntimo seja usado apenas uma vez por dia e isso precisa ser seguido à risca.

Suspenda o uso em caso de alterações do produto ou de irritações na região

Da mesma forma que acontece com alimentos, se o sabonete íntimo apresentar qualquer alteração na cor, na textura ou no cheiro, o recomendado é suspender o uso imediatamente. O mesmo vale para as situações em que o produto tenha causado qualquer irritação na região onde ele foi aplicado, seja ela coceira, vermelhidão, surgimento de manchas ou qualquer outro aspecto anormal.

Cuidados ao comprar um sabonete íntimo 

Agora que você já sabe o que é e para que serve um sabonete íntimo, por que a recomendação de um ginecologista é tão importante e quais são as melhores dicas de uso do produto, chegou a hora de conhecer alguns cuidados que você precisa tomar na hora de comprar um sabonete íntimo. Nada de sair por aí escolhendo produtos pela embalagem bonita, certo?

É preciso levar em conta diversos fatores, entre eles o prazo de validade, a integridade da embalagem e a certificação de que se trata de um produto ginecologicamente testado. Além disso, se você tem histórico de alergias, é preciso garantir que o produto é hipoalergênico e não vai causar danos nesse sentido.

Vale dizer que, cumprindo sua missão de apoiar os consumidores brasileiros em suas decisões de compra, a PROTESTE realizou um teste comparativo avaliando seis marcas de sabonete íntimo disponíveis no mercado. Levando fatores relacionados à segurança, análise sensorial e impacto ambiental, o teste traz, de forma simples, a indicação de qual é a melhor escolha na hora de comprar um sabonete íntimo feminino.

Quer ter acesso ao resultado do teste? Basta clicar aqui e se associar à PROTESTE. Além de saber qual a melhor marca de sabonete íntimo, você terá acesso a várias outras informações disponibilizadas pela associação, que também presta serviços para facilitar o dia a dia do consumidor.

Dica: Colágeno: o que é, benefícios e suplementação

Conheça os benefícios da PROTESTE para você

No nosso canal do Telegram e no App da PROTESTE, você pode acompanhar os artigos produzidos pela maior associação de consumidores da América Latina, como temas relacionados a direito do consumidor e outras informações importantes no seu dia a dia. Além disso, a PROTESTE também oferece serviços de intervenção extrajudicial e o canal Reclame, para consumidores registrarem problemas com empresas dos mais diversos segmentos.

Associados PROTESTE têm acesso, ainda, ao auxílio de especialistas em defesa do consumidor em caso de problemas com empresas. Clique aqui para se tornar um associado PROTESTE agora!

Mylla Moura

Mylla Moura

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Engenheira de Alimentos pela UFRJ