Colágeno: o que é, benefícios e suplementação

Colágeno: o que é, benefícios e suplementação

Saiba tudo sobre o colágeno, os benefícios que ele oferece para o corpo, quais são os principais tipos e como é realizada a suplementação dessa proteína.

O colágeno é um dos queridinhos das pessoas que fazem tratamentos estéticos para rejuvenescer e melhorar a elasticidade da pele, combater rugas e linhas de expressão e prevenir estrias.

Mas você sabia que o colágeno é importante para outras partes do nosso corpo também? Essa proteína é produzida por nós, mas com o passar dos anos a sua produção é reduzida. Ela oferece vários outros benefícios para a nossa saúde, como a prevenção de lesões nas articulações e de doenças como a osteoartrite e a osteoporose.

Banner canal Reclame

Entenda tudo sobre o colágeno com a PROTESTE, quais são os benefícios da proteína, os principais tipos existentes, as fontes alimentares e como é feita a suplementação. Acompanhe!

O que é colágeno?

O colágeno é uma das proteínas mais importantes do corpo. Ela é responsável por manter as células firmes e unidas, além de ser essencial para a formação de alguns tecidos como cartilagens e ligamentos, presentes nas articulações. 

Por causa dessa ação, o colágeno auxilia na firmeza, resistência, sustentação e elasticidade da pele, prevenindo o envelhecimento, como linhas de expressão, estrias e rugas, proteção das articulações e na manutenção da barreira intestinal.

Nas articulações, o colágeno auxilia na prevenção do desgaste do sistema esquelético, sendo essencial para a constituição da cartilagem, um tecido conjuntivo capaz de facilitar o deslizamento dos ossos. 

No entanto, à medida que envelhecemos, o corpo passa a produzir menos colágeno, mais precisamente a partir dos 30 anos. Há ainda outros fatores que contribuem para sua redução, como a poluição, a radiação ultravioleta, o tabagismo, sedentarismo e a alimentação. Por isso, em alguns casos, a suplementação se faz necessária. 

Dica: Tipos de leite: integral, semidesnatado e desnatado

Tipos de colágeno

Algo interessante sobre o colágeno é que existem vários tipos dessa proteína, com atuações diferentes no organismo. 

Existem 19 tipos de colágenos diferentes, mas os mais conhecidos e suplementados são os 4 primeiros. Conheça-os a seguir:

Colágeno tipo I 

O colágeno tipo I é o mais comum, podendo ser encontrado em locais onde há grandes tensões e é necessário uma maior resistência, como nos ossos, nos tendões, na derme da pele e até mesmo na córnea. 

Ele é responsável por formar fibras e feixes de colágeno nos tecidos e garantir uma maior resistência, redução das linhas de expressão e o aparecimento de rugas. Esse tipo de colágeno é indicado para os cuidados com a pele, cabelos e unhas. 

Colágeno tipo II

O colágeno tipo II é encontrado em regiões do corpo onde há maiores pressões, como é o caso da cartilagem hialina e elástica, dos olhos e também dos discos intervertebrais. A síntese dessa proteína é realizada nos condroblastos, um tipo de célula jovem com alto poder de síntese. Ele é recomendado para a proteção das articulações

Colágeno tipo III

O colágeno tipo III, por sua vez, é encontrado principalmente no tecido conjuntivo frouxo, que é o caso da artéria aorta do coração, dos músculos intestinais, dos pulmões, do útero e do fígado. Ele é responsável por constituir as fibras reticulares

Colágeno tipo VI

Já o colágeno tipo IV tem como principal função a sustentação e filtração. Por isso, essa proteína é encontrada principalmente nos rins, na cápsula do cristalino e também na lâmina basal. 

Benefícios do colágeno

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de colágeno e sua importância para o organismo, veja a seguir os benefícios que essa proteína oferece para o nosso corpo:

Melhora a integridade dos ossos

Uma das ações do colágeno é oferecer firmeza para os tecidos e isso também inclui os ossos. 

Por isso, a proteína oferece o benefício da melhora da integridade dos ossos, mantendo-os fortes e saudáveis. A partir disso, é possível prevenir doenças como a osteoartrite e a osteoporose, que ocorrem devido ao enfraquecimento e envelhecimento do sistema esquelético e das articulações. 

Dica: Saiba o que é o colesterol e como mantê-lo sob controle

Previne o desgaste das cartilagens

A cartilagem é essencial para amortecer os impactos e impedir o contato entre os ossos, sendo um revestimento denso constituído principalmente de colágeno. 

Por isso, a proteína oferece o benefício de prevenir o desgaste da cartilagem, que com o passar dos anos pode envelhecer e desgastar. 

Com o desgaste da cartilagem, surgem problemas como a osteoartrite, doença que gera inchaço, inflamação e dor nas articulações por conta do contato entre os ossos. 

Colabora com a elasticidade e firmeza da pele

Outro benefício do colágeno é a sua colaboração com a elasticidade e firmeza da pele. 

Essa proteína é um dos principais constituintes das células da pele, sendo essencial para a prevenção de linhas de expressão, rugas, estrias, flacidez e outros problemas que podem surgir devido ao envelhecimento e à diminuição da produção de colágeno no organismo.

Contribui com a estrutura dos vasos sanguíneos

O colágeno também contribui com a estrutura dos vasos sanguíneos, sendo um grande aliado na prevenção de doenças como a hipertensão. 

Essa proteína é responsável pela estrutura de vários tecidos, incluindo a artéria aorta e outros vasos sanguíneos. Devido ao seu poder de elasticidade, eles conseguem se dilatar com mais facilidade, evitando assim a pressão no bombeamento do sangue em todo o sistema circulatório

Evita problemas como flacidez e úlcera gástrica

Os benefícios do colágeno também incluem a prevenção de problemas como flacidez e úlcera gástrica. A sua ação firmadora proporciona uma pele mais firme, prevenindo a falta de sustentação que pode surgir com a perda de peso, por exemplo, ou até mesmo com o envelhecimento. A proteína também protege as paredes do estômago contra problemas gastrointestinais.

Guia do direito do consumidor

Quais são as principais fontes de colágeno?

As principais fontes alimentares de colágeno são os alimentos protéicos e ricos em aminoácidos, vitamina c, zinco e silício. Esse grupo de substâncias aumenta a absorção da proteína e contribui para a sua produção no organismo.

O frango é um desses alimentos ricos em colágeno, principalmente as partes menos consumidas, como os pés. O ovo também é outra fonte importante, além de ter prolina na clara, uma substância essencial para a produção da proteína. 

Neste grupo de alimentos também podemos incluir a gelatina, a carne vermelha, principalmente as partes com ossos e cartilagens como o mocotó, e peixes. Para aproveitar o colágeno desses alimentos, o ideal é consumir as proteínas cozidas ou assadas, para que não ocorra a perda de nutrientes

E para auxiliar na absorção do colágeno e na produção dessa proteína no organismo, é fundamental consumir alimentos como laranja, limão, caju, abacaxi, feijão preto, nozes, aveia, algas, entre outros.

A PROTESTE realizou alguns testes com alimentos ricos em colágeno, como a carne bovina e o suco de laranja, fundamental para auxiliar na síntese da proteína. Por meio dessas avaliações é possível entender melhor a composição dos ingredientes que encontramos nos mercados e a sua ação no nosso organismo.

Todos os testes realizados pela PROTESTE estão disponíveis apenas para associados. Você pode ter acesso aos resultados tornando-se um associado da PROTESTE

No Brasil, grande parte da proteína é proveniente dos subprodutos da indústria de carne, como ossos, couro, pele e cartilagens, em função da elevada produção de carne no nosso país para exportação. A partir desses ingredientes são criados suplementos, os chamados colágeno hidrolisado. 

Veja as dicas da PROTESTE para comprar bons alimentos:


Suplementação de colágeno

A suplementação de colágeno ganhou fama nos últimos anos por ser um grande aliado dos tratamentos estéticos contra rugas, linhas de expressão, estrias, flacidez e entre outros. 

A suplementação é recomendada como um complemento alimentar para prevenir o desgaste das cartilagens, ossos, tendões, melhorar o sistema circulatório e obter os demais benefícios que essa proteína oferece ao corpo. 

Quando se fala em suplementação dessa proteína, não tem como não falar dos peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado. Eles são constituídos por diversos peptídeos específicos para cada tipo de necessidade. São derivados a partir de um processo de produção controlado de colágeno, determinado por condições de hidrólise, o que estimula uma biossíntese melhor do colágeno

Ele nada mais é do que um colágeno que foi quebrado em partes menores para que o organismo possa absorvê-lo melhor.

Nas farmácias e lojas de suplementos há diversos tipos de colágeno que são usados para a suplementação, podendo ser em cápsulas ou em pó. A dose e a necessidade de suplementação devem ser avaliadas por um profissional de saúde. 

Portanto, se você deseja suplementar o colágeno para obter todos os benefícios da proteína, procure um médico para se informar e avaliar a sua necessidade.

Dica: Alimentos ultraprocessados podem causar obesidade

Conheça os benefícios da PROTESTE

Vimos ao longo deste conteúdo o quanto o colágeno é importante para o nosso corpo, principalmente para a proteção do nosso sistema esquelético. Aqui no MinhaSaúde, você encontra muitos conteúdos informativos sobre saúde e bem-estar. 

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, também produz artigos informativos sobre direitos do consumidor e tecnologia, nos blogs SeuDireito e ConectaJá

Nossos especialistas realizam testes comparativos com os principais produtos e serviços disponíveis no mercado. As avaliações ajudam você na escolha dos melhores itens de acordo com o custo-benefício. Testamos de eletrônicos a itens de alimentação.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. A sua mensagem é encaminhada diretamente para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados têm o auxílio de especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Fernanda Taveira

Fernanda Taveira

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ